GPS Brasília comscore

Prêmio Profissionais da Música volta a ser presencial

Evento está marcado para 1º a 4 de junho e vai consagrar inscritos em 176 categorias

Compartilhe:

O Prêmio Profissionais da Música vai retomar o formato presencial em 2023. De 1º a 4 de junho, a programação traz inovações como o festival A Parada da Música, com destaque para as apresentações da cantora, compositora e cirandeira Lia de Itamaracá, e do compositor, cantor, instrumentista e artista plástico Renato Matos

 

Além de Lia, representando a modalidade Educação — criada a partir dessa edição–, e Renato, simbolizando Convergência, o evento homenageará, em Produção, o pesquisador e produtor musical Juarez Fonseca e, em Criação, um dos expoentes do Mangue Beat, Chico Science

 

A abertura do prêmio terá início com uma cerimônia de moção de louvor aos profissionais da música, realizada na Câmara Legislativa, com direito à apresentação da cantora, compositora, rabequeira e pifeira Maísa Arantes. Na ocasião, será servido um coquetel em meio a uma instalação de fotos dos homenageados.

 

Em 2 de junho, serão premiadas as categorias das modalidades Produção, com 187 finalistas, e Convergência, com 166 finalistas. Já em 3 de junho, será a vez das modalidades Educação e Criação, que tiveram 94 e 395 finalistas, respectivamente. 

 

Chico Science - foto Gil Vicente.jpeg
Chico Science será um dos homenageados, in memorian (Foto: Gil Vicente)

 

A programação passará ainda pelo Clube do Choro e pelo Museu da República. No museu, um dos últimos monumentos projetado por Oscar Niemeyer para a capital do país, se dará a maior parte das atrações envolvendo os participantes, tudo aberto à população. 

 

“O nosso propósito é maximizar o protagonismo daqueles que nos enriquecem com talento, criatividade, inovação e informação a cada edição e convidar o público a viver essa experiência conosco”, afirma Gustavo Vasconcellos, idealizador do PPM.

 

Presente a cinco edições do PPM, o músico Roberto Menescal estará em Brasília para o evento. Participarão da programação produtores, jornalistas, compositores, músicos, empresários e mais uma gama de profissionais relacionados ao universo da música.

 

Entre eles estão Adriana Belic, Afonso Oliveira, Alec Haiat, Barral Lima, Benjamim Taubkin, Cibele Bahia, Edson Natale, Elisa Maia, Kamille Viola, Kathia Pinheiro, Manno Góes, Marcio Mazzeron, Marta Schmitt, Miguel Galvão, Paulo Almeida, Socorro Lira, Thomas Roth, Valéria Becker, Patrícia Palumbo, Paulo André Pires, Fred 04, Marcelo Fruet e Maurício Tagliari. Além deles, vindos de todas as regiões do país, confirmaram presença cerca de 200 finalistas.

 

Nesta edição, o PPM recebeu inscrições de 20 estados brasileiros e o Distrito Federal, mais uma vez, está bem representado. Entre eles Câmbio Negro, Atitude Feminina, Japão, DJ Raffa Santoro, Rock Beats, Sandra Duailibe, Clara Telles, Festival Favela Sounds, Fernanda Cabral, Salomão Di Pádua, Um Nome Comunicação, DJ Karla Testa, Kika Carvalho, entre outros.

 

Os ingressos limitados poderão ser retirados, gratuitamente, a partir de 12 de maio, no Sympla.

 

Números do PPM

Homenageados: 4

Modalidades: 4

Categorias: 176

Inscrições: 2149

Finalistas: 842

Indicados pelo Conselho Sensorial: 125

Troféus: 193

Votos: + de 100 mil na votação popular

Duração do evento: 4 dias

Espaços principais: 4

Apresentações musicais: 12

Painéis: 6

Palestras: 8

Workshows: 8

Lançamento de livros: 10

Sessão de autógrafos: 2