A música brasileira brilhou na 31ª edição do Prêmio Multishow, realizada nesta terça-feira (3), no Riocentro, zona oeste do Rio de Janeiro. Em uma noite repleta de emoção, talento e diversidade sonora, grandes nomes da música nacional se reuniram para celebrar as conquistas de 2024. Sob o comando de Tatá Werneck, Tadeu Schmidt e a estreante Kenya Sade, a cerimônia trouxe performances e revelou os vencedores de categorias como Hit do Ano, Álbum do Ano e Artista do Ano.
Entre os indicados, a cantora Liniker foi o grande destaque, consolidando seu talento com uma noite de vitórias. Recordista de indicações com 11 nomeações, a artista brilhou ao conquistar quatro prêmios: MPB do Ano, Artista do Ano, Álbum do Ano e Capa do Ano, graças ao impacto de seu álbum Caju. A trajetória da cantora foi celebrada pelo público e pela crítica, reafirmando sua relevância na música brasileira contemporânea.
Ao receber o prêmio de Artista do Ano, a cantora emocionou o público com um discurso. “Agradeço imensamente pela possibilidade de ser ouvida na realidade de um país que silencia e amordaça de forma transparente tantas pessoas, sentimentos, realidades, como a molda o que eu sou e que sempre só pensou em sonhar e poder se nutrir do próprio sonho”, disse.
Outro grande destaque foi Anitta, que recebeu o inédito Troféu Vanguarda, criado especialmente para homenagear sua relevância na música brasileira. Entregue por Fernanda Abreu, o prêmio foi acompanhado por uma homenagem em vídeo que emocionou o público. Além disso, a cantora levou a melhor em outras duas categorias: Clipe TVZ, com Mil Veces, e Funk do Ano, com Joga pra Lua, parceria com Dennis DJ e Pedro Sampaio.
“De mim vocês podem esperar tudo, inclusive nada. E tenho certeza que terei meus fãs comigo, no tudo ou no nada”, declarou Anitta, enquanto recebia o prêmio. Para a felicidade de seus admiradores, a artista brilhou com um medley de sucessos recentes.
A votação popular no Gshow foi responsável por eleger os vencedores de cinco categorias no Prêmio Multishow 2024. Jão conquistou o troféu de Show do Ano com a Superturnê / Rock in Rio 2024. Viviane Batidão brilhou na Categoria Brasil com o sucesso NORTE. Anitta venceu como Clipe TVZ do Ano com Mil Veces, dirigido por Jackson Tisi. Na categoria Hit do Ano, o destaque foi Escrito Nas Estrelas, de Lauana Prado. E, fechando a lista, Zaynara foi eleita como Revelação do Ano, celebrando o início promissor de sua carreira.
Paralelamente, a Academia foi responsável pela escolha dos premiados em outras cinco categorias principais, além de decidir os vencedores das categorias segmentadas por gênero musical.
Confira a lista completa dos vencedores:
- Instrumentista do Ano: Amaro Freitas
- Capa do Ano: CAJU – Liniker
- Produção Musical do Ano: Pretinho da Serrinha
- Arrocha do Ano: Só Fé – Grelo
- MPB do Ano: CAJU – Liniker
- Clipe TVZ do Ano: Mil Veces – Anitta (Dir. Jackson Tisi)
- Funk do Ano: Joga Pra Lua – Anitta, Dennis, Pedro Sampaio
- Brega do Ano: DAQUI PRA SEMPRE – Manu Bahtidão e Simone Mendes
- DJ do Ano: Alok
- Rock do Ano: Do Tamanho da Vida – Barão Vermelho e Cazuza
- Show do Ano: Jão – Superturnê / Rock in Rio 2024
- Hit do Ano: Escrito Nas Estrelas – Lauana Prado
- Categoria Brasil: NORTE – Viviane Batidão
- Sertanejo do Ano: Escrito Nas Estrelas – Lauana Prado
- Forró/Piseiro do Ano: Casca de Bala – Thullio Milionário
- Revelação do Ano: Zaynara
- Axé/Pagodão do Ano: Macetando – Ivete Sangalo part. Ludmilla
- Música Urbana do Ano: A Dança – MC Hariel e Gilberto Gil
- Pop do Ano: São Amores – Pabllo Vittar
- Gospel do Ano: Bênçãos que Não Têm Fim – Isadora Pompeo
- Álbum do Ano: CAJU – Liniker