A deputada distrital Jane Klébia e a oncologista Isis Magalhães serão homenageadas com o Prêmio Engenho Mulher em uma cerimônia na terça-feira, 4 de abril.
A comissão julgadora que escolheu as homenageadas é formada por Basília Rodrigues, analista da CNN Brasil, Denise Rotenburg, colunista do Correio Braziliense, Neila Medeiros, apresentadora da TV Record, Priscilla Borges, editora do Metrópoles e Ana Lúcia Rodrigues, consultora de empreendedorismo feminino do Sebrae Nacional.
“Essa ideia surgiu em 2019, quando iniciaram detratações sistemáticas às mulheres em nosso país. Organizamos o projeto para começar em 2020. Convidamos as juradas, que fizeram suas escolhas. Daí veio a pandemia. Estamos agora, em 2023, dando continuidade a essa iniciativa, que me dá uma imensa satisfação”, conta a realizadora do Prêmio Engenho, Kátia Cubel.
As agraciadas participam de uma roda de conversa sobre os desafios femininos, antes de serem homenageadas. O debate deve debater os desafios femininos e o combate à misoginia.
Quem são as homenageadas
Isis Magalhães – Oncologista e hematologista, é diretora clínica e fundadora do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar. Dedica sua trajetória profissional a tratar crianças acometidas de doenças oncológicas e a ampliar o acesso à saúde e aos tratamentos de ponta para a infância em todas as classes sociais. É referência da ciência no Brasil perante a comunidade mundial.
Dra. Jane Klébia – Delegada da Polícia Civil do Distrito Federal que atua no combate à violência contra a mulher e na defesa de garantia aos direitos femininos. Após ser escolhida vencedora pelas juradas, foi eleita deputada distrital em 2022. Na atividade parlamentar, assumiu a liderança no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher na CLDF.