GPS Brasília comscore

Prêmio Engenho Mulher 2025 destaca líderes femininas do DF

Noite foi marcada por emoção e empoderamento com três mulheres que transformam realidades na Ceilândia

O Prêmio Engenho Mulher 2025 celebrou a força transformadora de três mulheres que fazem a diferença no Distrito Federal, em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento. Realizado no Museu de Arte de Brasília, o evento reuniu cerca de 200 convidados em um ambiente que exalava sensibilidade e empoderamento feminino. Sob o tema Reconhecimento a Quem nos Transforma, a premiação destacou a trajetória de Gina Vieira, criadora do projeto educacional Mulheres Inspiradoras; Joice Marques, fundadora da Casa Akotirene; e Rosane Garcia, presidente do projeto AscapBSB, todas atuantes em iniciativas de impacto social na Ceilândia.

A premiação, organizada pela jornalista Kátia Cubel, contou com um júri formado exclusivamente por sete mulheres jornalistas, que avaliaram as indicadas com um olhar atento à resiliência, liderança e protagonismo feminino. Entre elas, Basília Rodrigues (CNN Brasil), Carmen Souza (Correio Braziliense), Claudia Meirelles (Metrópoles), Jane Godoy (influencer digital), Neila Medeiros (TV Record), Paola Lima (Agência Senado) e Raiane Sena (TV Globo).

Vencedoras do Premio Engenho e Juradas

Jane Cleber, Rose Rainha, Celina Leão, Kátia Cubel e Giselle Ferreira

Em sua fala, Kátia Cubel ressaltou o poder transformador do reconhecimento público proporcionado por uma premiação que traz autorrealização para quem é contemplado. “Esse sentimento é uma força intensa que motiva a seguir em frente, especialmente mulheres que atuam muitas vezes em condições muito desafiadoras. Reconhecimento público, aumento de credibilidade, novas conexões e parcerias e otimização dos resultados são desdobramentos que observamos nos anos anteriores, para os projetos liderados pelas vencedoras do Prêmio Engenho Mulher”, destaca a organizadora da premiação, a jornalista Kátia Cubel. 

Kátia Cubel

Marcela Passamani, Rosane Garcia e Regiane Pacheco

Celina Leão

A cerimônia também marcou o anúncio da parceria institucional com o Sebrae-DF, que, na ocasião, apresentou um programa de aceleração para mulheres empreendedoras. A superintendente Rose Rainha destacou a importância de fomentar iniciativas que impulsionem o protagonismo feminino no empreendedorismo local.

Além do impacto social, a noite foi marcada pelo capricho nos detalhes, com um bufê assinado pela Chocolat, empresa brasiliense comandada por Tânia Aranha e sua filha Fernanda Aranha, e ambientação organizada pela própria equipe do Engenho, que trabalhou de forma voluntária para otimizar os recursos captados.

Jane Cleber, Rose Rainha, Celina Leão, Kátia Cubel e Giselle Ferreira

Juradas

Rose Rainha, Kátia Cubel e Eliane Ribeiro

Fotos por Vanessa Castro

Premiados da edição 

Gina Vieira

Gina Vieira Ponte de Albuquerque intensificou a transformação do mundo à sua volta em 2014. Como professora de escola pública, ela implementou o projeto Mulheres Inspiradoras. Nele, alunos do 9o ano no Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia (DF) passaram a escrever e a valorizar a trajetória das mulheres de seu próprio cotidiano. “Eu estava incomodada com a ausência de referências femininas no currículo e no material didático da rede pública de ensino”, conta ela. 

O resgate e a valorização de outras mulheres por meio do trabalho da Professora Gina se tornou uma política pública, no DF, em 2021. Desde então, alçou vôos. E hoje está impactando pessoas, mulheres em especial, em outras cidades e países. Entre eles, Moçambique, na África. 

Brasiliense, Gina é filha de pioneiros, candangos que deixaram sua impressão digital na origem da Capital do país. Graduada em Letras, mestra em Linguística e especialista em Educação, seu trabalho já obteve outros 19 prêmios pelo mundo.

Joice Marques

Mulheres vítimas de violência inspiraram Joice Marques a fundar, em 2019, um espaço de acolhimento e resgate batizado de Casa Akotirene. Desde então, mais de mil pessoas já foram beneficiadas por um trabalho voluntário que disponibiliza atendimento psicossocial e profissionalização,  com cursos gratuitos de informática, música, costura, barbeiro e trancista. O trabalho se ampliou e recebe quem precisar de apoio na região de Ceilândia Norte (DF). 

Joice Marques é piauiense, tem 36 anos e é uma mulher preta comprometida com a transformação social a partir das vivências e saberes populares. Formada em Educação Popular, especialista em Direitos Humanos, produtora cultural e mobilizadora comunitária, dedica-se a ações voltadas para o fortalecimento da sua comunidade. A Casa Akotirene se inspira na cultura dos quilombos, e presta homenagem à primeira mulher líder em Palmares, Akotirene.

Rosane Garcia

Nada empodera mais uma mulher do que dinheiro no bolso. Por isso, capacitar mulheres para que tenham sua própria renda é a missão que Rosane Garcia abraçou na AscapBsB. A entidade profissionaliza mulheres periféricas, em condições de vulnerabilidade socioeconômica. De forma gratuita, e com atividades complementares para suporte emocional, o projeto disponibiliza formação profissionalizante em modelagem, corte e costura, técnicas de bordado, TCI (terapia comunitária integrativa), educação financeira e excelência em atendimento ao cliente. 

Rosane Garcia, carioca, 70 anos, chegou à capital do Brasil nos Anos 60. Ela é jornalista de profissão. Discreta, atua voluntariamente numa ação que já impactou dezenas de mulheres, com profissão e geração de renda. A AscapBsB é o braço social do Centro Espírita Caminheiros de Antônio de Pádua, instituição umbandista, fundada em 1971.

Como surgiu a premiação

O Prêmio Engenho Mulher surgiu em 2019, com o aumento das agressões a mulheres, e também a jornalistas do sexo feminino no exercício da profissão. “Esse contexto inspira a fórmula da premiação: sete mulheres jornalistas são convidadas a compor a comissão julgadora. Com visibilidade e empoderamento, elas escolhem entre elas três vencedoras, que são mulheres que com trabalho, resiliência e dedicação, transformam o mundo ao seu redor – e assim promovem avanços de cidadania”, comenta Kátia em resposta ao GPS Brasília.

A primeira edição do Prêmio Engenho Mulher ocorreu em 2020, mas a entrega dos prêmios foi adiada para 2023 em razão da pandemia. Entre as premiadas, destaque para a doutora Jane Klébia, delegada que ganhou notoriedade por sua atuação incisiva no combate ao feminicídio e à violência contra mulheres. Em 2022, ela foi eleita deputada distrital e, no ano seguinte, recebeu o prêmio já como parlamentar.

Outra homenageada foi a doutora Ísis Magalhães, médica e cientista que atua como diretora médica do Hospital da Criança de Brasília, José de Alencar. Reconhecida por sua dedicação incansável, Ísis é referência no atendimento a crianças com doenças graves, oferecendo suporte não apenas aos pequenos pacientes, mas também às mães que enfrentam situações difíceis.

Já a segunda edição do Prêmio Engenho Mulher foi realizada em 2024, destacando mulheres que transformam realidades em contextos adversos. Carmélia Pereira foi uma das vencedoras pelo trabalho à frente de uma creche que atende crianças de um a cinco anos na comunidade Santa Luzia, local marcado pela extrema pobreza e falta de saneamento básico. Com empenho e dedicação, Carmélia oferece um ambiente acolhedor e educativo, amenizando os impactos sociais da região.

Outra premiada foi Rejane Pacheco, maestrina e diretora do Instituto Reciclando Sons. Atuando na Estrutural, Rejane já impactou mais de 50 mil pessoas ao ensinar música para crianças e adolescentes, além de promover cursos de computação, panificação e confeitaria, capacitando adultos para o mercado de trabalho.

A terceira homenageada foi Sandra Lia Simon, subprocuradora-geral do trabalho e integrante do coletivo Transforma MP. Sandra desenvolve ações voltadas para a inserção de mulheres trans no mercado de trabalho, fomentando a inclusão social e profissional de um grupo historicamente marginalizado.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Disponível no Amazon Prime Video, o filme sobre o Bvlgari …

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.