Prejuízo e declarações de famosos: o caso Balenciaga

Os últimos dias foram bastante agitados para a **Balenciaga** — e de muita **revolta** para o público em geral. Redes sociais foram inundadas com a **notícia** e **declarações** feitas relacionadas a duas **campanhas publicitárias** que foram descritas como “_perturbadoras_”. Você já deve ter visto e lido a respeito, mas não custa nada lembrar, né?

No começo do mês, a casa de moda espanhola divulgou a campanha _Gift Shop_ para apresentar a nova linha de **fim de ano**, composta de **acessórios** e **objetos** para casa. Em algumas das fotos, **crianças** aparecem segurando ursinhos de pelúcias com **looks bondage de couro**, cercadas por outros produtos.

![(Foto: Reprodução/Balenciaga)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_balenciaga_2_26932685_643b61dfb7.jpeg)

No **Twitter**, internautas divulgaram detalhes de uma outra coleção, a de **verão 2023.** Nela, um dos recortes é a bolsa _Hourglass_ em parceria com a **Adidas**, que é colocada sobre um monte de papéis. Uma dessas folhas é uma cópia de uma decisão da **Suprema Corte estadunidense**, na qual o tribunal manteve uma lei federal que proíbe o **favorecimento de pornografia infantil**.

**Contenção de danos?**

Depois de dias em silêncio, **Kim Kardashian**, estrela de **anúncios** da grife, se pronunciou. A empresária disse se sentir **revoltada e enojada** com o que viu e que está repensando sua relação com a empresa. _“Como mãe de quatro filhos, fiquei abalada com essas imagens perturbadoras. A segurança das crianças deve ser considerada com a maior consideração e qualquer coisa contra ela não deve ter lugar em nossa sociedade – ponto final”_, escreveu em um post no Instagram.

![(Foto: Reprodução/YouTube)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/http_cdn_cnn_com_cnnnext_dam_assets_220706103143_kim_kardashian_balenciaga_runway_8eac3b1165.jpg)

No Brasil, a influenciadora **GKay**, que compareceu no último desfile da grife em Paris como fã da _label_, também fez uma **declaração**. Também em seu perfil do Instagram, a comediante repostou o comunicado feito por Kim e adicionou: _”Faço as palavras da Kim as minhas, foi um erro inenarrável essa campanha, e não é porque gosto da marca que irei defender! Não sou a favor e nunca serei de algo tão absurdo assim!”_

Ainda, **Kanye West** questionou o motivo de a marca não estar sendo “**cancelada**” da mesma forma como ele foi quando fez comentários **antissemitas**. Em entrevista ao _TMZ_, o rapper disse que o escândalo de Balenciaga é a prova de que as **celebridades** de Hollywood são **controladas**.

![(Foto: Reprodução/Twitter)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/kanye_presidente_40cc03b020.webp)

Mas e a **Balenciaga**? Em **comunicado**, finalmente, a _label_ _“assume total responsabilidade”_ pelas campanhas publicitárias. _“Gostaríamos de abordar as controvérsias em torno de nossas recentes campanhas publicitárias”, começa o comunicado, publicado no Instagram em 28 de novembro. “Condenamos veementemente o abuso infantil; nunca foi nossa intenção incluí-lo em nossa narrativa.”_

>“Enquanto as investigações internas e externas estão em andamento, estamos tomando as seguintes ações”, diz o post. “Estamos revisando de perto nossa organização e formas coletivas de trabalho. Estamos reforçando as estruturas em torno de nossos processos criativos e etapas de validação. Queremos garantir que novos controles marquem um pivô e evitem que isso aconteça novamente.”

**E os prejuízos financeiros?**

O _brand value_ da Balenciaga, hoje em torno de USD 1 bilhão, certamente será **impactado** negativamente. Uma prova disso é a fortuna do dono do grupo Kering, o bilionário francês **François Pinault**, que desde o escândalo caiu de USD 40,4 bilhões para os atuais USD 37,1 bilhões.

Relacionados.

Veja os melhores looks do red carpet do Grammy Latino 2024

Saiba como ver última superlua do ano nesta sexta (15)

Blombô realiza leilão na Cerrado Galeria