Os últimos dias foram bastante agitados para a **Balenciaga** — e de muita **revolta** para o público em geral. Redes sociais foram inundadas com a **notícia** e **declarações** feitas relacionadas a duas **campanhas publicitárias** que foram descritas como “_perturbadoras_”. Você já deve ter visto e lido a respeito, mas não custa nada lembrar, né?
No começo do mês, a casa de moda espanhola divulgou a campanha _Gift Shop_ para apresentar a nova linha de **fim de ano**, composta de **acessórios** e **objetos** para casa. Em algumas das fotos, **crianças** aparecem segurando ursinhos de pelúcias com **looks bondage de couro**, cercadas por outros produtos.
![(Foto: Reprodução/Balenciaga)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_balenciaga_2_26932685_643b61dfb7.jpeg)
No **Twitter**, internautas divulgaram detalhes de uma outra coleção, a de **verão 2023.** Nela, um dos recortes é a bolsa _Hourglass_ em parceria com a **Adidas**, que é colocada sobre um monte de papéis. Uma dessas folhas é uma cópia de uma decisão da **Suprema Corte estadunidense**, na qual o tribunal manteve uma lei federal que proíbe o **favorecimento de pornografia infantil**.
**Contenção de danos?**
Depois de dias em silêncio, **Kim Kardashian**, estrela de **anúncios** da grife, se pronunciou. A empresária disse se sentir **revoltada e enojada** com o que viu e que está repensando sua relação com a empresa. _“Como mãe de quatro filhos, fiquei abalada com essas imagens perturbadoras. A segurança das crianças deve ser considerada com a maior consideração e qualquer coisa contra ela não deve ter lugar em nossa sociedade – ponto final”_, escreveu em um post no Instagram.
![(Foto: Reprodução/YouTube)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/http_cdn_cnn_com_cnnnext_dam_assets_220706103143_kim_kardashian_balenciaga_runway_8eac3b1165.jpg)
No Brasil, a influenciadora **GKay**, que compareceu no último desfile da grife em Paris como fã da _label_, também fez uma **declaração**. Também em seu perfil do Instagram, a comediante repostou o comunicado feito por Kim e adicionou: _”Faço as palavras da Kim as minhas, foi um erro inenarrável essa campanha, e não é porque gosto da marca que irei defender! Não sou a favor e nunca serei de algo tão absurdo assim!”_
Ainda, **Kanye West** questionou o motivo de a marca não estar sendo “**cancelada**” da mesma forma como ele foi quando fez comentários **antissemitas**. Em entrevista ao _TMZ_, o rapper disse que o escândalo de Balenciaga é a prova de que as **celebridades** de Hollywood são **controladas**.
![(Foto: Reprodução/Twitter)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/kanye_presidente_40cc03b020.webp)
Mas e a **Balenciaga**? Em **comunicado**, finalmente, a _label_ _“assume total responsabilidade”_ pelas campanhas publicitárias. _“Gostaríamos de abordar as controvérsias em torno de nossas recentes campanhas publicitárias”, começa o comunicado, publicado no Instagram em 28 de novembro. “Condenamos veementemente o abuso infantil; nunca foi nossa intenção incluí-lo em nossa narrativa.”_
>“Enquanto as investigações internas e externas estão em andamento, estamos tomando as seguintes ações”, diz o post. “Estamos revisando de perto nossa organização e formas coletivas de trabalho. Estamos reforçando as estruturas em torno de nossos processos criativos e etapas de validação. Queremos garantir que novos controles marquem um pivô e evitem que isso aconteça novamente.”
**E os prejuízos financeiros?**
O _brand value_ da Balenciaga, hoje em torno de USD 1 bilhão, certamente será **impactado** negativamente. Uma prova disso é a fortuna do dono do grupo Kering, o bilionário francês **François Pinault**, que desde o escândalo caiu de USD 40,4 bilhões para os atuais USD 37,1 bilhões.