GPS Brasília comscore

Prefeito é preso por racismo contra garçonete

Irineu Nogueira, de Itatiaia, é acusado de chamar mulher de "negrinha"
Irineu Nogueira, prefeito de Itatiaia (RJ)
Irineu Nogueira, prefeito de Itatiaia (RJ) | Foto: Divulgação

Compartilhe:

O prefeito de Itatiaia (RJ), Irineu Nogueira (MDB), foi preso em flagrante na terça-feira (17) após uma acusação de injúria racial. O incidente ocorreu em uma padaria localizada no bairro Jardim Jalisco, em Resende, onde o prefeito teria chamado uma funcionária de “negrinha”.

De acordo com informações da Polícia Civil do estado, a situação se desenrolou quando o prefeito tentou pegar um salgado diretamente da vitrine. A funcionária responsável pelo atendimento explicou que os clientes não poderiam se servir por recomendação da Vigilância Sanitária.

A resposta da funcionária teria irritado Irineu, que passou a proferir palavrões e ofensas. Uma segunda balconista tentou intervir, mas o prefeito a interrompeu, afirmando que seu problema era com sua colega de trabalho, a chamando de “negrinha”.

A funcionária injuriada procurou imediatamente a delegacia de Resende para registrar um boletim de ocorrência. Como evidência, anexou um vídeo da câmera de segurança da padaria, que, embora não possua som, demonstra o momento da confusão.

Com base no relato e nas evidências do vídeo, o delegado de Resende, Michel Floroschk, prendeu o prefeito.

A prefeitura de Itatiaia se manifestou sobre o ocorrido, por meio de nota, em que o prefeito nega as acusações e afirma que frequenta o estabelecimento em questão há 30 anos e nunca teve problemas com os funcionários.

O comunicado relata, ainda, que, na tarde em que a desavença aconteceu, o prefeito teria tentado pegar um pão e foi advertido de forma grosseira pela funcionária, o que levou a uma conversa com o gerente do estabelecimento para relatar a situação.

No comunicado, o prefeito ressaltou que não compactua com atitudes racistas e está à disposição da Justiça.