Um incêndio atingiu o edifício-sede do Conselho Federal da OAB, no Setor de Autarquias Sul, na manhã deste sábado (27). O fogo teve início no terceiro andar, mas a fumaça se espalhou pelo prédio, dando a impressão de que o foco das chamas era o último piso. Cinco pessoas que trabalhavam no prédio foram resgatadas, duas delas de helicóptero, e foram levadas ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Nenhuma vítima corre risco de morte.
As causas do incêndio serão apuradas pelas perícias da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. As análises periciais serão iniciadas a partir das 14h. Após a perícia, a Defesa Civil também analisará a estrutura do prédio. O fogo teve início no subsolo e se alastrou pelo shaft do edifício, estrutura que permite a passagem de tubulações hidráulicas, elétricas e de ar-condicionado.
Ver essa foto no Instagram
As chamas também atingiram o plenário da entidade, que está passando por obras. O sistema anti-incêndio do prédio foi acionado imediatamente e a equipe da Brigada de Incêndio do Conselho Federal da OAB (CFOAB) iniciou os trabalhos de contenção. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado.
Todos os dados do CFOAB estão em nuvem, portanto, nada foi afetado. O datacenter da entidade, centro de armazenamento físico desses dados, não foi atingido. No prédio, 200 pessoas trabalham diariamente. Segundo o presidente do Conselho Federal da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, o fato de o fogo ter ocorrido no sábado, evitou uma tragédia. “Lamentavelmente, um incidente nas obras de melhorias do Pleno iniciou um incêndio no prédio. Os bombeiros já entraram no local e estão percorrendo os andares. Ainda há muita fumaça, mas eles estão debelando os focos de incêndio”, comentou.
“O mais importante é a saúde e a segurança dos colaboradores e isso foi assegurado. Nenhum ferimento grave nem risco de morte. Haviam cinco vidas na nossa sede do Conselho Federal e, graças a Deus, elas foram salvas”, disse.
Simonetti acrescentou que todos estão sob cuidados médicos e passam bem. “A OAB, obviamente, está dando todo o apoio necessário. O prejuízo material ainda há de ser apurado, mas essa não era nossa prioridade”, destacou agradecendo ainda o apoio do Corpo de Bombeiros e das demais forças de segurança do DF, como a Polícias Civil e Militar.
“Quero fazer um agradecimento a todos os advogados que estão aqui no DF, que puderam fazer essa grande corrente de apoio. Nos próximos passos, deixarei todos cientes do que está acontecendo. O que é mais importante é que não há vítimas e todas as vidas que estavam dentro do Conselho Federal nesta manhã foram salvas e passam bem”, concluiu.