Precisamos falar sobre Gordofobia e preconceito

**Repulsa** ou **preconceito** contra as pessoas **gordas**. Assim é definida **Gordofobia** pelo dicionário _Priberam_. Esse tipo de **discriminação**, por conta do biotipo, se estende ao campo **afetivo, social e/ou profissional**, negando **acessibilidade** a corpos gordos de diversas formas no dia a dia — que correspondem a 57% da população brasileira.

Nessa quinta-feira, 23, o filme _A Baleia_, protagonizado por **Brendan Fraser**, estreou nos cinemas brasileiros e dividiu opiniões da **crítica**. Na produção, Charlie, um professor de 270 quilos, não consegue sair do sofá e está repleto de **problemas emocionais**. Em relação às visões de profissionais, de acordo com o _The New York Times_, _”quase tudo sobre Charlie – o som de sua respiração, a maneira como ele come, se move e transpira – sublinha sua abjeção, a ponto de parecer cruel e voyeurista”_.

Por outro lado, o **protagonista** da trama afirma: _”Preconceito contra obesidade é uma das últimas fronteiras das maneiras de uma pessoa menosprezar a outra. Muitas vezes, as pessoas do tamanho de Charlie são invisíveis, vistas apenas por suas famílias e cuidadores. É uma forma de silenciamento. Conversando com essas pessoas, percebi que, como qualquer um, elas querem ter suas histórias contadas, e serem tratadas de maneira justa e honesta. Isso tudo foi um impulso para me levar à autenticidade do personagem”_.

Produções **cinematográficas** à parte, a **gordofobia** é uma realidade na nossa sociedade. **Comportamentos e insultos** geram situações constrangedoras e, até mesmo, **humilhantes**, que marginalizam socialmente pessoas gordas. Por conta disso, a discriminação e o preconceito, recebidos por meio de comentários, “brincadeiras” ou isolamento, têm um **impacto** muito grande na vida dessas pessoas.

De acordo com uma pesquisa feita pela pela _Catho_, empresa de **recrutamento on-line**, realizada com mais de 31 mil executivos pelo Brasil, identificou que 65% dos presidentes e diretores de empresas tinham alguma **restrição** na hora de contratar pessoas gordas. Ainda, um estudo realizado pela _Pesquisa Mapeamento da Gordofobia no Brasil_ identificou que:

– 50,1% dos brasileiros precisam lidar com colegas de trabalho que fazem **piadas** com o próprio corpo ou com foco em outras pessoas gordas;
– 50,4% lidam com a falta de **cadeiras** e **mobiliários** adequados;
– 56,1% enfrentam o desafio com **uniformes** que causam constrangimento e falta de disponibilidade de tamanho;
– 41% apontam **cabines de banheiro** estreitas nos escritórios e ambientes de trabalho;
– 29,2% afirmam ter **dificuldades** de acessar o mercado de trabalho;
– 8% relatam que as empresas preferem que a pessoa gorda não tenha **contato** direto com **cliente** e fique no _backstage_;
– 6,5% não foram aprovados no **exame admissional** por conta do peso;
– 22,9% das pessoas gordas enfrentaram gestores que sugeriram **perda de peso**.

![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/unnamed_69_cb8e7b4bdb.jpg)

Conforme a psicóloga e especialista em transtornos alimentares, **Gabi Menezes**, a **discriminação** às pessoas gordas no ambiente de **trabalho** causa **marginalização**. _”Ela não se sentirá pertencente e os impactos psicológicos dessa violência afetam não só a saúde mental, mas muitas vezes também a física. Quando pensamos na saúde mental, podemos listar ansiedade, estresse, depressão, sentimento de negação, inadequação e até transtornos alimentares”_, afirma.

O fato é que as empresas precisam adotar **medidas efetivas** para as pessoas **colaboradoras**, a fim de coibir essas atitudes **nocivas** no ambiente de trabalho. Entre diferentes ações, é preciso **educar** os indivíduos em relação ao tema e elucidar os impactos negativos que alguns comentários, piadas e brincadeiras podem ter na vida das pessoas gordas.

**Gorda na Lei**

Agora, saindo apenas da esfera empresarial, apesar de ainda não ser **criminalizada**, a gordofobia pode se encaixar em outras **leis** e ser **combatida juridicamente**. O _Gorda na Lei_ é um projeto **ativista** que discute esse problema **juridicamente** e se tornou referência no assunto.

>“A gordofobia vai se encaixando dentro de situações que já existem no ordenamento, por isso mesmo não havendo uma lei específica, ela pode ser punida. E hoje, com essa discussão com olhar jurídico, os tribunais e os juízes já estão enxergando a gordofobia como um preconceito específico punível”, explica Rayane Souza, ativista e criadora do projeto.

Em todo o País, há também projetos de leis, em busca de **criminalizar** a gordofobia. Um exemplo é o 1786/22, do deputado federal **José Guimarães** (PT), que visa incluir a **discriminação** ou **preconceito** em razão do peso corporal relacionado à obesidade nos crimes previstos na Lei 7.716, que define os crimes resultantes de preconceito de **raça** ou de **cor**.

Relacionados.

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Canudos de papel e bambu podem liberar produtos tóxicos, saiba quais

Novembro Azul: exame de sangue pode ajudar na detecção do câncer de próstata