GPS Brasília comscore

Precisamos falar sobre Gordofobia e preconceito

**Repulsa** ou **preconceito** contra as pessoas **gordas**. Assim é definida **Gordofobia** pelo dicionário _Priberam_. Esse tipo de **discriminação**, por conta do biotipo, se estende ao campo **afetivo, social e/ou profissional**, negando **acessibilidade** a corpos gordos de diversas formas no dia a dia — que correspondem a 57% da população brasileira.

Nessa quinta-feira, 23, o filme _A Baleia_, protagonizado por **Brendan Fraser**, estreou nos cinemas brasileiros e dividiu opiniões da **crítica**. Na produção, Charlie, um professor de 270 quilos, não consegue sair do sofá e está repleto de **problemas emocionais**. Em relação às visões de profissionais, de acordo com o _The New York Times_, _”quase tudo sobre Charlie – o som de sua respiração, a maneira como ele come, se move e transpira – sublinha sua abjeção, a ponto de parecer cruel e voyeurista”_.

Por outro lado, o **protagonista** da trama afirma: _”Preconceito contra obesidade é uma das últimas fronteiras das maneiras de uma pessoa menosprezar a outra. Muitas vezes, as pessoas do tamanho de Charlie são invisíveis, vistas apenas por suas famílias e cuidadores. É uma forma de silenciamento. Conversando com essas pessoas, percebi que, como qualquer um, elas querem ter suas histórias contadas, e serem tratadas de maneira justa e honesta. Isso tudo foi um impulso para me levar à autenticidade do personagem”_.

Produções **cinematográficas** à parte, a **gordofobia** é uma realidade na nossa sociedade. **Comportamentos e insultos** geram situações constrangedoras e, até mesmo, **humilhantes**, que marginalizam socialmente pessoas gordas. Por conta disso, a discriminação e o preconceito, recebidos por meio de comentários, “brincadeiras” ou isolamento, têm um **impacto** muito grande na vida dessas pessoas.

De acordo com uma pesquisa feita pela pela _Catho_, empresa de **recrutamento on-line**, realizada com mais de 31 mil executivos pelo Brasil, identificou que 65% dos presidentes e diretores de empresas tinham alguma **restrição** na hora de contratar pessoas gordas. Ainda, um estudo realizado pela _Pesquisa Mapeamento da Gordofobia no Brasil_ identificou que:

– 50,1% dos brasileiros precisam lidar com colegas de trabalho que fazem **piadas** com o próprio corpo ou com foco em outras pessoas gordas;
– 50,4% lidam com a falta de **cadeiras** e **mobiliários** adequados;
– 56,1% enfrentam o desafio com **uniformes** que causam constrangimento e falta de disponibilidade de tamanho;
– 41% apontam **cabines de banheiro** estreitas nos escritórios e ambientes de trabalho;
– 29,2% afirmam ter **dificuldades** de acessar o mercado de trabalho;
– 8% relatam que as empresas preferem que a pessoa gorda não tenha **contato** direto com **cliente** e fique no _backstage_;
– 6,5% não foram aprovados no **exame admissional** por conta do peso;
– 22,9% das pessoas gordas enfrentaram gestores que sugeriram **perda de peso**.

![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/unnamed_69_cb8e7b4bdb.jpg)

Conforme a psicóloga e especialista em transtornos alimentares, **Gabi Menezes**, a **discriminação** às pessoas gordas no ambiente de **trabalho** causa **marginalização**. _”Ela não se sentirá pertencente e os impactos psicológicos dessa violência afetam não só a saúde mental, mas muitas vezes também a física. Quando pensamos na saúde mental, podemos listar ansiedade, estresse, depressão, sentimento de negação, inadequação e até transtornos alimentares”_, afirma.

O fato é que as empresas precisam adotar **medidas efetivas** para as pessoas **colaboradoras**, a fim de coibir essas atitudes **nocivas** no ambiente de trabalho. Entre diferentes ações, é preciso **educar** os indivíduos em relação ao tema e elucidar os impactos negativos que alguns comentários, piadas e brincadeiras podem ter na vida das pessoas gordas.

**Gorda na Lei**

Agora, saindo apenas da esfera empresarial, apesar de ainda não ser **criminalizada**, a gordofobia pode se encaixar em outras **leis** e ser **combatida juridicamente**. O _Gorda na Lei_ é um projeto **ativista** que discute esse problema **juridicamente** e se tornou referência no assunto.

>“A gordofobia vai se encaixando dentro de situações que já existem no ordenamento, por isso mesmo não havendo uma lei específica, ela pode ser punida. E hoje, com essa discussão com olhar jurídico, os tribunais e os juízes já estão enxergando a gordofobia como um preconceito específico punível”, explica Rayane Souza, ativista e criadora do projeto.

Em todo o País, há também projetos de leis, em busca de **criminalizar** a gordofobia. Um exemplo é o 1786/22, do deputado federal **José Guimarães** (PT), que visa incluir a **discriminação** ou **preconceito** em razão do peso corporal relacionado à obesidade nos crimes previstos na Lei 7.716, que define os crimes resultantes de preconceito de **raça** ou de **cor**.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.