Em meio à correria do dia a dia, encontrar tempo para um hobby pode parecer um privilégio. No entanto, dedicar-se a atividades prazerosas pode ir muito além do lazer: os hobbies têm um impacto direto na saúde mental, no bem-estar e até na produtividade. Seja ao aprender algo novo, praticar algum esporte ou explorar a criatividade, esses momentos de desconexão tem o poder de transformar a rotina e trazer mais equilíbrio para a mente e para o corpo.
O médico psiquiatra Fábio Aurélio Leite explica que o hobby é uma atividade prazerosa que produz endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar, euforia e alegria. Assim, a prática traz diversos benefícios para o corpo e a mente humana, como relaxamento, distração e diminuição da ansiedade.
Para ele, isso ocorre porque, na maioria das vezes, a prática de um hobby não está ligada ao sentimento de obrigação e não causa no indivíduo a pressão por entregar um resultado perfeito ou dentro de algum prazo. “O hobby é um momento de recreação em que a pessoa se distrai e consegue esvaziar a cabeça dos problemas”, destaca.
E engana-se quem pensa que hobby é apenas para adultos: crianças e adolescentes também devem ser incentivados a refletir sobre seus interesses. A inclusão de hobbies na rotina estimula o bem-estar mental, a responsabilidade, a socialização e o autoconhecimento. “É o prazer do conhecimento e da aprendizagem de forma leve, sem pressão, como se eles estivessem aprendendo enquanto brincam”, observa o médico.
Se você está à procura de algum hobby para chamar de seu, mas ainda não sabe qual, aqui vão algumas sugestões para você experimentar:
Cerâmica
A engenheira florestal Luísa Araújo, de 25 anos, conta que estava em busca de fazer alguma atividade diferente, que não fosse esporte, e que pudesse lhe render frutos no futuro. “Eu via vasos e potes de cerâmica com cores muito bonitas e queria fazer igual, então encontrei um ateliê em Brasília onde pudesse aprender a criá-los”, explica.
Durante a semana, ela dedica cerca de três horas para as aulas de cerâmica, que frequenta desde 2021. “Hoje já consigo transformar uma bola de argila em algo utilizável, como um prato ou uma xícara, e isso é bem legal, pois me dá uma certa realização”, afirma Araújo.
Em Brasília, ateliês como o Fluïdesa, a Escola de Cerâmica e Escultura Paulo de Paula e o Soma Cerâmica oferecem aulas de cerâmica.
Clube do Livro
As buscas por “clube do livro” no Pinterest aumentaram 180% em relação a 2023, segundo relatório da plataforma sobre a geração Z. Essa atividade consiste em um grupo de pessoas que leem o mesmo livro e depois se encontram para debater, levantar críticas, reflexões e opiniões sobre a história. Aderir a esse hobby pode estimular a socialização e o senso crítico, aumentar o vocabulário e a imaginação.
Em Brasília, existem diversos clubes do livro, que promovem encontros presenciais e até mesmo virtuais. Alguns deles são o Clube de Leitura Brasília, o Clube do Livro DF, o Clube de Leitura do Espaço Cultural Renato Russo e o Clube de Leitura da Biblioteca Nacional de Brasília. Outra ideia, também, é juntar um grupo de amigos e realizar os próprios encontros.
Corrida
Quem disse que um esporte também não pode ser considerado um hobby? Nos últimos anos, vimos o crescente interesse da população brasileira por corridas de rua, o que muitos já consideram ser um estilo de vida. Entre os principais benefícios da atividade para o corpo humano estão a melhora da saúde física e mental, o fortalecimento muscular, a melhora da saúde cardiovascular, a queima de calorias indesejadas e o aumento da resistência. Além disso, ajuda a aliviar o estresse e criar novas amizades.
Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, Eixão do Lazer, Jardim Botânico de Brasília, Parque da Asa Delta, Ermida Dom Bosco, Parque Olhos d’Água e Parque Ecológico Península Sul são alguns dos principais locais na cidade para correr ao ar livre.
Instrumentos musicais
Tocar um instrumento musical é um hobby que amplia os conhecimentos, traz disciplina, estimula a memória, a paciência e até mesmo habilidades matemáticas, visto que é necessário entender sobre ritmos, tempos, frações e padrões. Por conta disso, é uma ótima atividade para crianças e adolescentes praticarem.
Modo colecionador
Outro hobby que destacamos é o de colecionar. Esse é um passatempo mais casual, que enriquece os valores pessoais e proporciona benefícios como curiosidade, orgulho, atenção aos detalhes e senso de identidade. Assim, vale todo tipo de objeto: adesivo, álbum de figurinhas, miniaturas, cartas, livros, canecas, brinquedos, itens de decoração, itens de artistas favoritos, moedas, entre tantos outros.