Pousada Estrela d’Água, em Trancoso, celebra 25 anos com projeto de renovação

Pousada Estrela d’Água | Fotos: cortesia

Referência em Trancoso (BA) quando se trata de hospitalidade, a queridinha Pousada Estrela d’Água completa 25 anos de história em 2024. Recém-eleita Melhor Hotel à Beira-mar das Américas Central e Sul pela Condé Nast Johansen Awards 2025, a pousada acaba de passar por um processo de readequação de seus ambientes.

Na primeira fase, oito suítes foram reformadas e ganharam um ofurô. Na etapa seguinte, o restaurante, o salão de jogos e a varanda passarão por melhorias.

Quem está à frente do projeto é o arquiteto Alexandre Silveira, da Primo Arquitetura e Urbanismo, de Salvador, que acrescenta aos espaços toques de originalidade com objetos e tapetes exclusivos criados pela By Kamy.

Segundo o arquiteto, a madeira é predominante na maioria dos espaços da pousada e reflete seu charme e aconchego tanto nas esquadrias e estrutura dos telhados, quanto no piso. Além disso, o uso de cores vivas também ganha destaque, sobretudo na pintura de paredes e fachadas, replicando o contraste entre cor e textura no mobiliário e em alguns elementos-chave da decoração, como os tapetes remodelados.

“Conseguimos trabalhar bem as características que fazem parte da nossa identidade baiana, como o design de peças autorais únicas e regionais em nossas leituras, além de colocar em prática princípios que norteiam não somente a minha trajetória, como a do hotel, que é a sustentabilidade, nesse caso aplicada com o sentido de atribuir novos materiais aos elementos”, afirma o arquiteto.

Nesse sentido, os principais elementos que sofreram mudanças foram os acabamentos, as cores e as texturas, que mantiveram preservada, no entanto, a manutenção do diálogo entre a arquitetura e a decoração.

No salão principal, onde é servido o café da manhã, todas as cadeiras de madeira foram pintadas com diferentes e alegres cores, assim como as cortinas foram renovadas. Estofados e tapetes ganharam novas cores e texturas, enquanto a iluminação dos ambientes também foi modificada e modernizada.

Para Evelyn Gavioli, sócia-proprietária da pousada, a parceria com Silveira foi um match perfeito. “O Alexandre é um profissional que abraça o mesmo conceito que me é fundamental e do qual eu não abro mão: preservar as referências da região e priorizar o não descarte”, explica. “Dar vida nova a objetos, móveis e estruturas que fazem parte de nosso legado e da memória afetiva de nossa equipe e hóspedes é essencial”, conclui.

Relacionados.

Juliana e Marino Colpo completam dez anos de casados em celebração de quatro dias no RJ

Com buffet da Sweet Cake, 120 convidados se reúnem no Prêmio Engenho

Marcelo Perboni e Daniela Vieira ganham título de cidadão e cidadã honorários