GPS Brasília comscore

Postura inadequada: como evitar problemas na coluna no dia a dia

Em entrevista, o cirurgião ortopédico Rodrigo Lima alerta para os impactos da rotina no trabalho na saúde da coluna

O ritmo acelerado do dia a dia pode trazer impactos diretos à saúde da coluna. Longas jornadas de trabalho em frente ao computador, poucas pausas e a falta de movimento são fatores que contribuem para dores e problemas posturais. Em entrevista ao GPS | Brasília, o cirurgião ortopédico Rodrigo Lima, especialista em cirurgia robótica, explica os principais cuidados para evitar complicações e manter a coluna saudável.

“Hoje em dia, a vida é muito corrida. Temos um dia a dia intenso, trabalho, agitação, e acabamos passando muitas horas sentados, em frente ao computador. Isso pode trazer algumas consequências, como dor na região lombar, dor no pescoço e, principalmente, a famosa dor ciática, que irradia para a perna”, alerta o especialista.

Segundo Rodrigo Lima, o sedentarismo associado às longas horas sentado pode levar a contraturas musculares e desgastes na coluna, aumentando o risco de lesões a longo prazo. “A falta de mobilidade é um dos grandes vilões da saúde da coluna. Quando ficamos muito tempo em uma mesma posição, sobrecarregamos estruturas importantes, o que pode levar ao surgimento de dores e desconfortos”, explica.

Dicas para prevenir dores e problemas posturais
O médico destaca algumas medidas simples que podem ser incorporadas à rotina para reduzir os impactos da postura inadequada e manter a coluna saudável:
• Faça pequenas pausas: “Trabalhou por uma hora ou uma hora e meia? Levante, caminhe um pouco, tome uma água, vá ao banheiro. Essas pausas ajudam a estimular a musculatura e evitam contraturas.”
• Mantenha uma postura correta: “Ajuste sua cadeira e sua tela para que fiquem na altura adequada. Os pés devem estar apoiados no chão e os joelhos levemente dobrados.”
• Pratique alongamentos: “Inserir pequenos alongamentos ao longo do dia pode ajudar a relaxar a musculatura e melhorar a postura.”
• Fortaleça a musculatura: “Exercícios físicos regulares, especialmente os que fortalecem o core e a região lombar, ajudam a dar suporte à coluna e prevenirem dores.”

Rodrigo Lima reforça que a prevenção é o melhor caminho para evitar dores crônicas e problemas mais graves. “A saúde da coluna depende de pequenos hábitos no dia a dia. Com alguns ajustes na rotina e atenção à postura, é possível evitar grande parte das dores e desconfortos relacionados à coluna”, finaliza o especialista.

@dr.rodrigo_lima

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.