O Catar é conhecido mundialmente por suas _violações aos direitos humanos e, sobretudo, aos direitos das mulheres_. Mas um feito grandioso recente dá **esperanças de que tudo pode melhorar.** Uma **mulher foi a responsável por assinar o pôster oficial do evento esportivo mais importante do mundo**. A artista catariana Bouthayna Al Muftah, de 35 anos, conseguiu o feito.
Bouthayna foi escolhida quando autoridades locais procuraram artistas nativos para participarem de projetos da Copa do Mundo. _”Fiquei muito empolgada em participar e deixar minha marca na primeira Copa da nossa região. Descobri o projeto durante a pandemia e usei o tempo livre para planejar e criar um conceito único. Estou muito orgulhosa de ter desempenhado um pequeno papel no torneio”_, afirmou em entrevista ao site oficial da FIFA.
O cartaz, em preto e branco, mostra uma mão levantando o **’ghoutra’**, espécie de “chapéu” usado pelos homens do Catar] em direção a uma bola de futebol — algo que simboliza como os torcedores da região comemoram quando um gol é marcado. Apenas a bola tem gomos em tom de vinho, para relembrar as cores da bandeira do país.
_”Minha principal inspiração foi o conceito de memória coletiva. A maior parte do meu trabalho se concentra em experiências passadas, memórias, amarrando-as ao presente e arquivando-as de maneira contemporânea. Eu queria que os pôsteres seguissem esse tema e contassem a história da cultura futebolística do Catar”_, disse Bouthayna Al Muftah.
Além desta, a artista produziu outras sete imagens que foram expostas no Aeroporto Internacional de Hamad, na capital, Doha. Ela queria que cada pôster retratasse a celebração e a paixão dos catarianos pelo futebol.