Categories: Caio Barbieri

Posse: sindicatos alertam sobre onda de violência

Pelo menos _9 centrais sindicais do Distrito Federal assinam uma nota para repudiar o aumento da onda de violência com a proximidade da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva_ (PT).

Na nota pública, os movimentos trabalhistas afirmam que a **escalada de vandalismo representa um atentado ao Estado de Direito e à democracia e deve ser combatida com rigor e nos limites da lei**.

“_Exigimos a identificação e prisão de todos os envolvidos! O Governo do DF, com os seus responsáveis, não pode se omitir e permitir tais atos em Brasília_”, reforçam no texto.

**Leia a nota na íntegra:**

“_As Centrais Sindicais do Distrito Federal signatárias desta nota repudiam de maneira veemente os atos de vandalismo de cunho golpista contra a democracia brasileira, praticados contra a sede da Polícia Federal, ateamento de fogo sobre veículos e ônibus, em Brasília, atentando contra a vida da população do DF_.

_O Brasil inteiro assistiu na segunda-feira (12/12) a materialização das ameaças à democracia feitas desde o final do segundo turno por segmentos identificados politicamente com o presidente Jair Bolsonaro. Ataques terroristas nas ruas marcaram a noite da capital do país, numa tentativa de ofuscar a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice Geraldo Alckmin_.

_A escalada da violência no país, representa um atentado ao Estado de Direito e à democracia e deve ser combatida com rigor e nos limites da lei. E exigimos a identificação e prisão de todos os envolvidos!_

_O Governo do DF, com os seus responsáveis, não pode se omitir e permitir tais atos em Brasília! Pois, conhecemos a realidade dura como o Sr. Ibaneis Rocha trata o movimento sindical. Somos reprimidos com violência e rigor das autoridades policiais, mesmo no nosso cumprimento de atividades permitidas pela nossa constituição. E não vimos tal rigor contra aos atentados terroristas de segunda passada._

_As Centrais têm uma trajetória histórica de defesa da democracia e do direito de manifestação, mas o que se viu essa semana foram inaceitáveis ofensas às instituições, ao direito à livre circulação e ao próprio direito à manifestação, na medida em que se constituíram em abusos. Além dos atos em si, a leniência do atual secretário de Segurança do DF e a excessiva complacência de alguns policiais precisam ser alvo de investigação e punição de acordo com as leis brasileiras._

_Não podemos nos calar e minimizar a gravidade das agressões, verdadeiros atos de terror._

_CUT, Central do Servidor, UGT, CSB, CTB, NCST, Intersindical, CSP e Força Sindical_”

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Cores de setembro: conheça as campanhas de saúde que marcam o mês

Do amarelo ao roxo, as iniciativas alertam sobre a importância da prevenção e do cuidado

22 minutos ago

Museu da Língua Portuguesa terá dia gratuito ainda em 2024; veja como funciona

Aos sábados, o museu oferece uma vez por mês outras atividades gratuitas, como trocas de…

1 hora ago

Duda Almeida: Cidade Amiga dos Idosos: um Guia para o Futuro de Brasília

Os resultados da consulta mais recente concluída pelo Censo no Brasil indicam que, a partir…

2 horas ago

Matheus & Kauan sobre cuidados com saúde mental: “Se precisar, a gente também faz uma pausa”

No Na Praia, dupla comentou sobre decisão de Zé Neto & Cristiano, que suspendeu agenda

10 horas ago

Ouro de Fernanda Yara encabeça dia de conquistas do atletismo

Modalidade trouxe cinco pódios para o Brasil neste sábado em Paris

13 horas ago

Tebet defende modernizar políticas públicas para alcançar déficit zero

Governo terá que cortar R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias

13 horas ago