Presidentes, vice-presidentes e diretores da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), do Serviço Social da Indústria da Construção do Distrito Federal (Seconci-DF) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) tomaram posse em conjunto, na manhã desta terça-feira (8). O governador Ibaneis Rocha e o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz, estiveram na solenidade, realizada no auditório do Centro Empresarial da Confederação Nacional do Comércio (CNC), assim como outros políticos e empresários, como o ex-governador e ex-senador Paulo Octávio.
Com isso, até 2025, as entidades serão comandadas por Roberto Botelho (Ademi-DF), Leonardo Ávila (Codese-DF), Carlos Eugênio de Faria Franco (Seconci-DF) e Adalberto Valadão Júnior (Sinduscon-DF). A posse conjunta reforça a parceria institucional e a aliança dos quatro organismos empresariais com Executivo e do Legislativo locais, ressaltando a importância do setor produtivo na construção para o desenvolvimento do DF e de seu trabalho para a inclusão social da população.
Em seu discurso, o governador Ibaneis Rocha destacou sua proximidade com o setor produtivo desde a campanha ao GDF de 2018. “Fiz questão de estar próximo do empresariado, e pudemos encaminhar medidas que atualizaram a legislação do DF e destravaram a capital. Nosso relacionamento com o setor produtivo só melhorou a partir disso e vivemos um momento de grande crescimento”, destacou.
Para o governador, essa aliança foi importante também para a população. “Conseguimos avançar em todas as pautas, transformando em realidade o Setor Noroeste e fizemos com que o GDF se transformasse mesmo com a dura realidade que enfrentamos durante a pandemia. Uma decisão acertada que tomamos foi manter a construção civil funcionando, o que preservou empregos e renda na cidade, e que aprimorou o relacionamento entre o setor público e privado”, acrescentou.
O governador agradeceu o apoio do empresariado e disse que seu governo agora vai avançar no setor ambiental e na discussão conjunta das pautas do setor produtivo. “Eu e meus secretários e presidentes de empresas tratando com respeito e diálogo o setor produtivo”, concluiu, agradecendo os presidentes que deixaram o cargo, “pela parceria”, e sesejando sucesso Aos que entram, “porque o relacionamento será transparente” com o GDF.
“Tenho certeza do meu compromisso com o DF, porque ele é real e tem foco naquilo que as pessoas querem, que é o desenvolvimento da cidade em todos os ramos. Nosso foco é atender a população e gerar empregos e moradias. Por isso, agora, nossa atuação será no Setor Jockey Club, para que possamos empregar as pessoas e desenvolver o DF”, concluiu.
Em rápido pronunciamento, o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado distrital Wellington Luiz (MDB), reforçou o discurso do governador e destacou que sempe foi parceiro dos empresários da cidade. “Brasília depende do setor produtivo e quero deixar a CLDF à disposição. Sempre tive alinhamento com o setor, e continuarei assim”, disse.