GPS Brasília comscore

Pós-Carnaval: Congresso e Judiciário retomam sessões nesta semana

Entre as pautas a serem retomadas estão: trama golpista, laqueadura e posse no STM

Após o feriado de Carnaval, tanto o Congresso quanto o Judiciário retomam seus trabalhos a partir desta terça-feira (11). No Congresso, a pauta principal será o Orçamento de 2025, que está travado devido a divergências políticas. A expectativa é que as votações avancem, permitindo que a tramitação do projeto seja desbloqueada e possa ser finalmente votada. Saiba detalhes do que estará em pauta para ser decidido ou julgado.

 

Orçamento de 2025

Na terça-feira (11), a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional obteve a discussão do relatório final do Orçamento de 2025. O projeto deveria ter sido aprovado em dezembro, mas ficou pendente devido às decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suspensão do pagamento de emendas parlamentares. No final de fevereiro, um acordo entre o STF e a cúpula do Congresso garantiu maior transparência e a rastreabilidade na aplicação dos recursos das emendas.

 

Trama Golpista

O Judiciário também aguardou a definição dos dados para o julgamento sobre a tentativa de golpe envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 33 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A PGR deverá se manifestar sobre os argumentos apresentados pelos advogados dos acusados ​​até sexta-feira (14), e o Supremo decidirá se Bolsonaro e os outros acusados vão se tornar réus.

 

Posse e crime da 113 sul

Na terça-feira (11), a ministra Maria Elizabeth Rocha assumirá a presidência do Superior Tribunal Militar (STM), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em 216 anos de história do tribunal. Também no mesmo dia, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgará dois recursos relacionados ao crime da 113 Sul, no qual o ex-ministro do TSE José Guilherme Villela e sua família foram assassinados. Segundo os promotores, a acusada não pode mais recorrer em liberdade após a decisão do Supremo que validou prisões imediatas de condenados pelo Tribunal do Júri. 

 

Julgamento sobre Laqueadura no

Por fim, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, na quarta-feira (12), o julgamento sobre a constitucionalidade da lei que estabelece a idade mínima de 21 anos e dois filhos como requisitos para a realização de vasectomia e laqueadura. O caso foi suspenso em novembro de 2024 após pedido de vista do ministro Cristiano Zanin, e agora será retomado para análise do do ministro Cristiano Zanin.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.