GPS Brasília comscore

Portugal lança projeto-piloto com semanas de 4 dias de trabalho

O governo de Portugal deu início hoje ao projeto-piloto da semana de trabalho de quatro dias, uma iniciativa planejada para cerca de 40 empresas privadas e mil colaboradores. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, anunciou a medida no Parlamento, buscando melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. As informações são do Globo.com.

 

Algumas empresas já haviam antecipado o processo na primeira fase, porém 55 empresas optaram por não avançar para a segunda fase devido ao cenário econômico incerto mundial. A previsão inicial era de que 20 mil funcionários participassem do projeto.

 

A maioria das empresas envolvidas está ligada aos setores de informática e consultoria, enquanto outras pertencem às áreas de indústria, comércio, construção, saúde, apoio social e educação.

 

A experiência de redução das horas trabalhadas, sem diminuição de salário, será avaliada até a última semana de novembro. As empresas que aderiram voluntariamente ao projeto terão suas atividades monitoradas antes, durante e depois do teste. Serão comparados índices de produtividade, custos, saúde e bem-estar dos trabalhadores.

 

Análises corporativas indicam que os trabalhadores das empresas em Portugal estão enfrentando altos níveis de estresse. Equipes reduzidas e salários afetados pela inflação contribuíram para o esgotamento nos escritórios.

 

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Portugal é o terceiro país com a maior carga horária semanal. No entanto, apesar de muitos trabalhadores cumprirem uma carga horária acima das oito horas semanais, isso não tem garantido maior produtividade ou competitividade às empresas.

 

O secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, destacou a importância do projeto para tornar as empresas portuguesas mais atrativas e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Doença que afeta 125 milhões de pessoas pode atingir as …

Com vinte lugares, a experiência oferece pratos assinados por chefs …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.