GPS Brasília comscore

Portugal humilha a Suíça com um 6 x 1 e vai enfrentar o Marrocos

Com Cristiano Ronaldo na reserva, coube a seu substituto, Gonçalo Ramos, marcar três vezes e liderar a goleada
Neymar Jr
Neymar Júnior | Foto: Reprodução

Compartilhe:

Portugal se tornou a última seleção classificada às quartas de final da Copa do Catar. Os lusos golearam a Suíça por 6 x 1, na tarde desta terça-feira (6), no Estádio de Lusail. Agora, Portugal enfrenta Marrocos, a partir das 12h (horário de Brasília) do próximo sábado (10), no Estádio Al Thumama, em busca de uma vaga nas semifinais da competição.

Antes de a bola rolar, o grande destaque era a presença do astro Cristiano Ronaldo no banco de reservas. Na versão do técnico português Fernando Santos, a escolha foi por questões técnicas, negando a versão da imprensa europeia de que haviam desentendimentos entre o comandante e o craque. Essa foi a primeira vez em 21 jogos que CR7 apareceu como opção no banco para Portugal em um Mundial de seleções.

Depois que a bola rolou, os holofotes se voltaram para Gonçalo Ramos, que substituiu Cristiano Ronaldo. Logo aos 16 minutos, quando a partida começava a ficar arrastada, o camisa 26 de Portugal recebeu dentro da área e girou de perna esquerda, mandando um chutaço no ângulo do goleiro Sommer para abrir o placar.

Em desvantagem no marcador, a Suíça foi obrigada a sair de trás. E até conseguiu criar uma oportunidade, em bela cobrança de falta de Shaqiri. Mas a tentativa de reação durou pouco. Aos 32, o experiente zagueiro Pepe, de 39 anos, aproveitou uma cobrança de escanteio para concluir de cabeça e fazer 2 x 0.

Aos 37, a Suíça não descontou por pouco. Freuler aproveitou o rebote do goleiro Diogo Costa e cabeceou. A bola estava entrando, mas Dalot salvou quase em cima da linha. A última grande chance foi portuguesa. Aos 42, Bruno Fernandes deu um passe espetacular para Gonçalo Ramos. O centroavante ficou de frente para Sommer, mas o goleiro suíço evitou o terceiro.

O gol que não saiu no finalzinho da primeira etapa veio logo aos 5 minutos do segundo tempo. Dalot cruzou da direita e Gonçalo Ramos se antecipou à zaga para bater por baixo do goleiro. Abatida, a Suíça tomou o quarto gol aos 10. Raphael Guerreiro, após boa jogada pela esquerda, bateu forte para estufar a rede.

Mesmo em situação complicada, a Suíça seguiu tentando e foi premiada com o gol de honra aos 12 minutos. Após cobrança de escanteio da direita, a bola foi desviada na primeira trave e Akanji finalizou com liberdade para diminuir. Mas o dia não era realmente da Suíça. Em um lindo contra-ataque aos 21, João Felix passou para Gonçalo Ramos, que, de cavadinha, marcou pela terceira vez na partida, fazendo 5 x 1.

Com o placar e a classificação já garantidos, o técnico Fernando Santos atendeu os diversos pedidos da torcida no Estádio Lusail e colocou em campo o craque Cristiano Ronaldo. Ele balançou as redes aos 38, em chute da entrada da área, mas estava impedido. Quem fechou o placar para os portugueses foi Rafael Leão, já nos acréscimos, com um chute cruzado.

**PORTUGAL 6**
Diogo Costa, Dalot, Pepe, Rúben Dias e Raphaël Guerreiro; William Carvalho, Bernardo Silva (Rúben Neves) e Otávio (Vitinha); Bruno Fernandes (Rafael Leão), Gonçalo Ramos (Cristiano Ronaldo) e João Félix (Ricardo Horta).
**Técnico:** Fernando Santos

**SUÍÇA 1**
Sommer, Edimilson Fernandes, Akanji, Schär (Cömert) e Ricardo Rodríguez; Xhaka, Sow (Seferovic) e Freuler (Zakaria); Shaqiri, Embolo (Jashari) e Vargas (Okafor).
**Técnico:** Murat Yakin

**Gols:** Gonçalo Ramos, aos 16, e Pepe, aos 32 minutos do primeiro tempo, Gonçalo Ramos, aos 5, Raphaël Guerreiro, aos 10, Akanji, aos 12, Gonçalo Ramos, aos 21, e Rafael Leão, aos 46 minutos do segundo tempo.

**Árbitro:** César Ramos, auxiliado por Alberto Morín e Miguel Ángel Hernández.

**Estádio:** Lusail