GPS Brasília comscore

Portabilidade de crédito com juros menores para CLT entra em vigor a partir desta sexta

A medida permite optar por empréstimos a partir de 1,6% ao mês, enquanto o CDC tradicional chega a 8%

A partir desta sexta-feira (16), trabalhadores com carteira assinada já podem migrar dívidas de crédito consignado ou CDC de um banco para outro por meio do programa Crédito do Trabalhador. A medida permite trocar empréstimos com juros altos por novos contratos com taxas mais baixas, em média, a partir de 1,6% ao mês, enquanto o CDC tradicional chega a 8%.

Até então, essa troca só podia ser feita dentro da mesma instituição. Agora, mais de 70 bancos e financeiras habilitados no programa já estão autorizados a oferecer a migração diretamente em seus sites e aplicativos. A funcionalidade ainda não está disponível na Carteira de Trabalho Digital.

Como funciona a migração

O trabalhador autoriza o compartilhamento de seus dados no app da Carteira de Trabalho Digital. Em até 24 horas, os bancos apresentam propostas de crédito consignado com taxas reduzidas. Se a nova linha tiver juros mais baixos que a dívida atual, a troca é autorizada. O valor é descontado direto na folha de pagamento, com limite de até 35% da renda mensal.

A medida provisória que criou o programa exige redução dos juros na migração por um período de 120 dias, até 21 de julho. Após isso, ainda será possível buscar melhores condições por meio da portabilidade.

Portabilidade e renegociação

A partir de 6 de junho, a troca de instituição financeira será liberada mesmo para contratos do próprio Crédito do Trabalhador. A portabilidade é automática para consignado e CDC, mas também pode ser usada para quitar débitos de cheque especial e cartão de crédito, mediante renegociação.

Desde março, o programa já liberou R$ 10,3 bilhões em crédito, com valor médio de R$ 5.383 por contrato. Atualmente, 35 instituições já operam a nova modalidade. Os estados com maior volume de operações são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Veja também

Solidão e isolamento estão entre as causas mais comuns de …

Grande Prova Vinhos do Brasil elege vinho, Quatro Altitudes da …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.