GPS Brasília comscore

Porsche é a montadora mais valiosa da Europa

Com o aumento do preço das ações recém-listadas, a fabricante ultrapassou a Volkswagen. Por isso, o GPS separou alguns modelos icônicos da Porsche

Compartilhe:

_”No começo, olhei em volta e não encontrei o carro com o qual sonhava. Então decidi construí-lo eu mesmo”, Ferry Porsche._

Com **curvas** características e compromisso com **inovação**, a _Porsche_ foi criada em 1948 pelo trio Ferdinand Porsche, Adolf Rosenberger e Anton Piëch, que, a princípio, trabalhava apenas com o desenvolvimento de **motores** e **consultoria**, tendo a maioria dos contratos vindos do governo **alemão**.

Com o passar do tempo, o **legado** da montadora se ampliou. Os carros Porsche marcaram presença no que hoje seria a _Fórmula 1_, no século passado. Assim, a empresa colaborou com a italiana _Cisitalia_ no desenvolvimento do Typ 360, uma máquina criada sob as especificações do **Grand Prix** da época.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Porsche_Typ_360_1947_Cisitalia_Racer_R_Side_Front_Porsche_M_9_June2013_15012610235_e2bf20baee.jpg)

Agora, depois de mais de 70 anos de uma trajetória de sucesso, a fabricante de carros esportivos conquistou a _pole position_ como a **montadora mais valiosa da Europa**, ultrapassando a ex-controladora _Volkswagen_, com o preço das ações recém-listadas subindo.

O aumento empurra a avaliação da Porsche para além dos 77,7 bilhões de euros da Volkswagen. Já a _Mercedes-Benz_ vem em terceiro lugar entre as montadoras europeias, seguida pela _BMW_ (BMWYY) e _Stellantis_.

Sendo assim, para marcar esse **momento** importante da montadora, o **GPS** separou alguns dos modelos mais marcantes da história. _Olha só!_

**Porsche 911 Turbo (930)**

O modelo foi lançado em 1963 como um esportivo mais **refinado** e **confortável** do que o antecessor 356. Além disso, tinha motor maior de seis cilindros. Em 1975, o seis boxer continuava a ser de popa, mas foi ampliado para três litros – o mesmo do RS 3.0.

O 930 chegou depois, porém chegou mais rápido. A **turbina KKK** levou a potência aos 260 cv a 5.500 rotações e 35 kgfm de torque aos quatro mil giros.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_10_10_at_11_27_44_cd4552171c.jpeg)

**Porsche 959**

Apresentado no _Salão de Frankfurt_ de 1983 como prototipo, o Porsche 959 teve de se esperar três anos para surgir a versão de **estrada** de um automóvel que, na realidade, tinha sido concebido para se bater nos troços de meio mundo com os Grupo B do _Mundial de Ralis_, considerada a era dourada da categoria pela sua **espetacularidade** e **perigosidade**.

Além disso, o 959 era construído a partir da plataforma do Porsche 911, aprimorada com o que havia de mais **sofisticado** na época. A carroceria _monocoque_, por exemplo, era feita de materiais nobres como alumínio e kevlar para a maior redução de peso possível.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Porsche_959_Frontansicht_2_21_Maerz_2013_Duesseldorf_0e64d47fe8.jpg)

**Porsche 911 Turbo (964)**

O modelo foi criado em 1991, adaptando o motor de 3,3 litros do seu antecessor. A produção foi entre os anos 1989 e 1993 e menos de **4.000 unidades** foram criadas em todo o mundo. No Brasil, raros exemplares rodaram. Seu visual **retrô** tinha como proposta lembrar os 911 das décadas de 1960 e 1970.

A maioria das unidades foram equipadas com o motor _Boxer 3.6 Turbo_, porém, algumas saíram da linha de montagem com o motor Boxer 3.3 Turbo. Hoje, o modelo se tornou um **clássico** extremamente **raro** e de alto custo.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/41810223044_7cec77e102_b_47fda70adc.jpg)

**Porsche 911 Turbo (993)**

Apresentado em 1995, copiava a fórmula de **turbo duplo** do 959. Tinha uma cilindrada de 3,6 litros e a válvula de descarga estava integrada numa **turbina** de nova geração. Ao contrário do que é habitual, o 911 Turbo (993) foi feito a partir do zero com base em uma **carroçaria** do 911 (993) original.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/51891530899_dbb25e01b4_b_8c1435d738.jpg)

**Porsche 911 Turbo S (996)**

A geração 996 do Porsche chegou em 1997 e teve de esperar quatro anos para conhecer a variante Turbo e outros três para descobrir o _Turbo S_. Tinham o _VarioCam Plus_, um sistema de **distribuição** variável que muda a fase da árvore de cames e a **elevação** das válvulas de admissão.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/6213690778_a9739deb35_b_0eaac25739.jpg)