GPS Brasília comscore

Por trás da roupa vermelha de Papai Noel

Entenda os bastidores do trabalho do bom velhinho antes e durante o Natal

Publicado: Atualizado:

O Natal é uma época mágica, principalmente para as crianças, que ficam encantadas com um dos maiores símbolos da data: o Papai Noel. Mas para que o bom velhinho cumpra sua missão de espalhar alegria por aí, existe uma verdadeira logística nos bastidores. Em Brasília, a primeira empresa especializada nesse serviço, a Arte Noel by Ciranda Kids, tem mais de 40 anos de experiência na administração e seleção dos personagens que encantam os pequenos.

Escolher quem vai representar o Papai Noel vai muito além de encontrar alguém com a roupa certa e uma barba branca. Segundo Wânia Cristina, idealizadora da Arte Noel, o processo começa com uma observação atenta. “Às vezes a gente faz uma indicação ou um casting. Passeando por shoppings, em atividades cotidianas, você encontra alguém com aquele jeitinho que combina com o personagem. Quando vejo alguém assim, a primeira abordagem é convidá-lo para a empresa, onde fazemos uma avaliação mais profunda”, explica.

Essa avaliação envolve um processo rigoroso, que vai desde a análise dos antecedentes criminais até a verificação de possíveis vícios. “Papai Noel que fuma ou bebe não serve, não tem como. Ele precisa ser uma figura que transmita pureza e alegria”, completa Wânia.

Além disso, um bom Papai Noel deve possuir características específicas, como ser pontual e ter uma boa higiene, tanto física quanto comportamental. A simpatia, o cuidado com a alimentação e a barba natural são outros requisitos essenciais. “A barba é muito importante. Nós, da Arte Noel, preferimos que ela seja natural, bem cuidada e que tenha o semblante de Papai Noel. Tem que encarar o personagem“, destaca.

Preparação 

A jornada do Papai Noel começa muito antes de dezembro. “Eles começam a cuidar da barba o ano todo. A partir de agosto, a nossa equipe começa a se reunir para definir horários, fechar contratos e preparar os eventos“, diz Wânia. Mas o trabalho na agência começa assim que o ano vira, ainda em janeiro.

A profissão de Papai Noel tem se tornado cada vez mais procurada, de acordo com a sócia da Arte Noel. “O mercado é muito grande e, a cada ano, as pessoas querem mais o bom velhinho. É um trabalho de amor e dedicação, e não é qualquer um que consegue preencher os requisitos”.

Além disso, os Papais Noéis não se limitam apenas às visitas a shoppings durante o período natalino. “Temos eventos personalizados e até entrega de presentes nas casas no dia 24. Vamos lá, ele fica meia hora, entrega o presente e conversa com a criança. Vai em várias casas, parecendo mesmo com hoje o filme, só falta o trenó“, conta Vânia, lembrando da magia do Natal.

Veja também

Olhou-se mais uma vez refletida nos pedaços do espelho partido. …

Até 3 de janeiro, será possível criar acessórios personalizados para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI