GPS Brasília comscore

Por que Brendan Fraser se recusa a receber o Globo de Ouro?

Mesmo se for indicado à premiação em 2023, o ator revelou que não comparecerá à cerimônia. O motivo foi o abuso sofrido por ele há 19 anos.

Compartilhe:

É bastante provável que **Brendan Fraser** seja indicado ao **Globo de Ouro** pela atuação em **_The Whale_** (2022). Apesar do aclamado trabalho, o ator já revelou que **não comparecerá à cerimônia** em 2023, mesmo que esteja concorrendo a algum prêmio. O motivo foi revelado por ele à **_GQ_**, em 2018. À época, o astro relatou ter sido **sexualmente abusado por Philip Berk**, ex-presidente da **Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA)**, que é responsável pela premiação.

Fraser contou que o episódio aconteceu durante um almoço da HFPA, em 2003, no **Beverly Hills Hotel**. Na ocasião, o ator teria sido abordado por Berk ao deixar o evento. O que seria apenas um cumprimento habitual se tornou um trauma na vida do artista. De acordo com o relato, no momento em que apertaram as mãos, o magnata hollywoodiano **apalpou as nádegas do protagonista de _The Whale_** (2022).

_”Sua mão esquerda se estende, agarra minha nádega e um de seus dedos me toca. E ele começa a movimentá-lo”_, assim o ator descreveu o episódio. Além disso, ele revelou que o acontecido teria conturbado a _**“quem era e o que estava fazendo”**_. O trauma pode estar ligado ao **período de hiato** de Fraser, que ficou afastado das grandes produções do cinema por 10 anos, entre 2011 e 2021.

Apesar de ter conseguido fugir da investida de Berk, naquela época, o astro **decidiu não levar à público** o que teria acontecido. Ele confidenciou o episódio à esposa, a atriz **Afton Smith**, com quem foi casado entre 1998 e 2008. Ao retomar o assunto, o ator relata que se sentiu **dominado pelo medo e pelo pânico**. _”Eu não queria lidar com como isso me fazia sentir, ou se tornar parte da minha narrativa”_, contou.

Berk já falou publicamente sobre o assunto em mais de uma ocasião. Ao _**The New York Times**_, **ele alegou que o gesto foi feito em tom de brincadeira**. Já à _**GQ**_, o empresário falou sobre a carta que publicou: _“Meu pedido de desculpas não admitia nenhum delito, o usual **’Se eu fiz algo que chateou o Sr. Fraser, não foi intencional e peço desculpas’**”_. Em 2021, ele **foi expulso da HFPA** por enviar um e-mail aos colegas, no qual chamou o movimento **Black Lives Matters** como um _”movimento de ódio racista”_.

No ano passado, o **Golden Globes sofreu um boicote** depois das **acusações de racismo e falta de diversidade** nas nomeações. Em 2023, o prêmio completa **80 anos** e volta a ser exibido na televisão, pelo canal norte-americano **_NBC_**. A previsão é que os indicados sejam anunciados em **13 de dezembro**, cerca de um mês antes da cerimônia, que acontecerá em **10 de janeiro**.

Últimas

Política