A Semana de Alta-Costura de Paris, um dos eventos mais prestigiados do calendário da moda, começou oficialmente nesta segunda-feira (7) e segue até quinta-feira (10), reunindo as principais maisons do mundo em desfiles que são sinônimo de arte, luxo e muita técnica.
Nesta temporada, nomes consagrados como Elie Saab, Chanel, Zuhair Murad e Maison Margiela apresentam suas coleções Inverno 2026, sendo que algumas delas serão as últimas comandadas pelos atuais diretores criativos, como Demna, que se despede da Balenciaga para assumir a Gucci, e a equipe da Chanel, que em breve terá à frente o estilista Matthieu Blazy, ex-Bottega Veneta.

Desfile Iris Van Herpen
Os desfiles de alta-costura vão muito além da moda comercial, pois retratam a excelência artesanal e a criatividade sem limites das grifes. Cada peça apresentada é única, feita sob medida com materiais nobres e técnicas manuais refinadas, como bordados elaborados, aplicações delicadas e acabamentos detalhados. Inclusive, para participarem da Semana de Moda, os estilistas precisam seguir critérios rigorosos: possuir um ateliê na cidade, empregar ao menos 15 pessoas em tempo integral, criar peças tailor-made e apresentar duas coleções por ano com o mínimo de 25 peças em cada.
Além das passarelas, a expectativa é grande também para as aparições nos front rows. O primeiro dia da fashion week contou com desfiles de Schiaparelli, Iris Van Herpen, Georges Hobeika, Imane Ayissi, Rahul Mishra, Julie de Libran e Giambattista Valli, que reuniram uma lista VIP e estrelada, com nomes como Cardi B, Hunter Schafer, Dua Lipa e Karol G nas primeiras fileiras.

Desfile Schiaparelli
Nos próximos dias, os holofotes continuam voltados a Paris, enquanto a moda celebra não apenas o luxo e a beleza, mas a arte de fazer história ponto a ponto. Confira a programação completa Semana da Alta-Costura Inverno 2025:
8 de julho (terça-feira)
- 5h: Chanel;
- 9h30: Stéphane Rolland;
- 10h30: RVDK Ronald van der Kemp;
- 11h30: Juana Martín;
- 12h30: Ashi Studio;
- 13h30: Giorgio Armani Privé.
9 de julho (quarta-feira)
- 5h: Robert Wun;
- 6h: Franck Sorbier;
- 7h: Balenciaga;
- 8h30: Yuima Nakazato;
- 9h30: Elie Saab;
- 11h: Viktor & Rolf;
- 12h30: Zuhair Murad;
- 14h30: Maison Margiela.
10 de julho (quinta-feira)
- 5h30: Aelis;
- 6h: Ardazaei;
- 8h30: Peet Dullaert;
- 9h30: Rami Al Ali;
- 11h: Adeline André;
- 12h30: Germanier.