O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) concluiu, nesta quarta-feira (26), a instalação de novas lixeiras em áreas estratégicas do Plano Piloto.
A ação contemplou pontos comerciais das Asas Sul e Norte, além de locais turísticos do centro de Brasília, com o objetivo de facilitar o descarte adequado de pequenos resíduos pela população.
As novas lixeiras, confeccionadas em chapa de aço na cor verde escura, possuem capacidade para aproximadamente 50 litros. Até o momento, 409 unidades já foram distribuídas em diferentes locais, mas o trabalho continua.
“Finalizamos hoje a instalação nos pontos estratégicos do Plano Piloto, bem a tempo do período de Carnaval, para incentivar os foliões no descarte correto. Ao todo, serão 900 lixeiras, portanto, continuaremos o trabalho em novas localidades“, destacou o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho.
Os equipamentos foram posicionados em locais de grande circulação, incluindo áreas turísticas como Memorial JK, Memorial dos Povos Indígenas, Praça do Cruzeiro, Eixo Monumental, Museu da República, Catedral, Biblioteca Nacional e Torre de TV Digital.
A ação busca reforçar a limpeza urbana e incentivar hábitos sustentáveis entre os cidadãos.
A instalação das lixeiras atende a uma demanda antiga da população, que aguardava a ampliação do serviço há mais de quatro anos.
O último reforço na distribuição desses equipamentos ocorreu em 2020, e muitas das unidades instaladas à época já apresentavam sinais de vandalismo.