A China deve inaugurar a ponte mais alta do mundo em junho com uma altura de 625 metros acima do nível do rio, o que é 295 metros mais alto do que o Viaduto Millau, na França, que detém o título de maior ponte atual. A ponte será chamada de Huajiang Grand Canyon, está perto do fim da construção em Guizhou, sudoeste da China.
A estrutura atravessa o Grand Canyon Huajiang, também chamado de “fenda terrestre”. A ponte vem de um esforço do governo chinês de melhorar a infraestrutura do país, especialmente em áreas montanhosas relativamente subdesenvolvidas como Guizhou, que fica a 1.288 quilômetros a oeste da cidade de Shenzhen.
Segundo a mídia estatal, ela reduzirá o tempo de viagem sobre o Grand Canyon Huajiang de duas horas para apenas um minuto. A estrutura é uma ponte suspensa de treliça de aço com um comprimento total de aproximadamente 2.890 metros.
A construção foi iniciada em 18 de janeiro de 2022, e a previsão informada pela mídia estatal local de Guizhou é de que ficará pronta em 30 de junho de 2025. No total, essas treliças pesam cerca de 22 mil toneladas, o equivalente a três Torres Eiffel.
“Atualmente, o progresso geral da ponte atingiu 95% e a previsão é de que ela seja aberta ao tráfego no segundo semestre de 2025”, falou Zhang Shenglin, engenheiro-chefe do Guizhou Highway Group, ao jornal estatal China Daily.
“Até lá, este superprojeto que atravessa a “fenda de terra” será o primeiro do mundo em ambas as direções. Será mais um projeto histórico para demonstrar a força da infraestrutura da China”, acrescentou Zhang.
Atualmente, quase metade das 100 pontes mais altas do mundo estão em Guizhou.