Categories: Mundo

Ponta de flecha da Idade do Bronze foi feita com ferro meteorítico

Cientistas da Suíça descobriram que uma ponta de flecha da Idade do Bronze encontrada durante escavações no século 19 é feita de ferro originado de um meteorito. O objeto, datado em 3 mil anos, havia sido encontrado no Lago Biel, na Suíça, e estava no Museu de História de Berna desde 2021. Objetos arqueológicos feitos de ferro meteorítico são extremamente raros.

 

A revelação foi publicada em um estudo no Journal of Archaeological Science, no final de julho. Para examinar a ponta da flecha, que tem 39 milímetros de comprimento e pesa 2,9 gramas, a equipe de pesquisadores utilizou uma combinação de métodos estendidos sem danificar o artefato histórico, como microscopia de luz, tomografia, fluorescência de raio-X e espectrometria gama.

 

“Com a espectrometria gama, podemos criar uma impressão digital radioativa de qualquer amostra e também encontrar isótopos de vida relativamente curta. Alguns desses isótopos são produzidos apenas no espaço”, explicou o físico Marc Schumann, em comunicado da Universidade de Freiburg. 

 

Isso inclui o que é conhecido como alumínio-26, que Schumann e sua equipe conseguiram encontrar na ponta da flecha. “Conseguimos assim fornecer uma prova inequívoca de que o material é um meteorito que foi exposto à radiação cósmica no espaço por um longo tempo.”

 

O local fica a apenas alguns quilômetros de distância do campo de meteoritos Twannberg. Entretanto, uma das surpresas do estudo foi de que o pedaço de meteorito de ferro não era do campo próximo. Com cerca de 8,3% de níquel, o teor desse elemento na ponta da flecha é quase duas vezes maior que no meteorito Twannberg. Um alto teor de germânio também mostra que é muito provável que seja um meteorito do tipo IAB.

 

De acordo com o estudo, existem apenas alguns grandes meteoritos de ferro IAB conhecidos na Europa. A origem mais provável é o meteorito Kaalijarv, descoberto na Estônia. Estimativas apontam que a sua formação foi por volta de 1500 AC, durante a Idade do Bronze. Análises posteriores em coleções arqueológicas europeias podem fornecer pistas sobre se a trilha entre a ponta da flecha do Lago Biel à Estônia.

 

Objetos arqueológicos feitos de ferro meteorítico são extremamente raros – apenas 55 desses objetos são conhecidos em toda a Eurásia e na África, e estes vêm de 22 locais. De 1º de fevereiro de 2024 a 21 de abril de 2025, a ponta da flecha estará em exibição como parte da exposição especial “E então veio o bronze!” no Museu de História de Berna.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Rolex é relógio oficial da última turnê de Gilberto Gil

A relação da marca com o músico teve seu início em 2012, quando Gil participou…

1 hora ago

Influencers locais destacam o turismo de Brasília em novo projeto digital

Evento revela quatro nomes que irão mostrar as riquezas da capital federal em webséries

1 hora ago

Prêmio Jabuti Acadêmico: veja lista de vencedores

Ao todo, são 29 categorias dedicadas a diferentes áreas científicas, técnicas e profissionais

1 hora ago

Diretora Anne Pinheiro Guimarães revela longa 100% filmado em Brasília

Filme ambientado nos anos 80 conta com Carolina Dieckmann, Caco Ciocler e Letícia Sabatella

2 horas ago

Governo lança projeto-piloto de sistema de alertas contra desastres

Onze cidades foram selecionadas para testes

2 horas ago

Dia dos Pais: confira sugestões de presentes para a data

De itens da gastronomia a acessórios para deixar o seu pai mais elegante, preparamos uma…

3 horas ago