GPS Brasília comscore

Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens é sancionada, com vetos

Nesta sexta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB), com alguns vetos. O veto principal diz respeito à retroatividade da lei, tornando-a válida apenas para a população afetada por barragens e licenciamento a partir da data de sua publicação.

O ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, afirmou que os vetos foram acordados com os relatores do projeto na Câmara e no Senado, assim como com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). No entanto, o texto com os vetos ainda não está disponível.

Iury Paulino, da coordenação nacional do MAB, mencionou que outros vetos foram relacionados à redação, exigindo ajustes para uma compreensão mais clara da proposta da lei.

O texto abrange barragens de produção industrial e mineral, bem como de hidrelétricas, sendo o projeto apresentado pelo deputado Zé Silva (Solidariedade-MG) em 2019. Após pouco mais de um mês na Câmara dos Deputados, o projeto foi encaminhado ao Senado, onde tramitou até sua aprovação em novembro deste ano.

A lei garante pontos como indenização por perdas materiais, reassentamento coletivo como opção prioritária, reparação por danos morais individuais e coletivos, auxílio emergencial em casos de acidentes ou desastres, condições de moradia equivalentes às anteriores em dimensões e qualidade, além de escrituração e registro dos imóveis dos reassentamentos.

Brumadinho e Mariana

Joceli Andreoli, membro da coordenação nacional do MAB, expressou entusiasmo com a sanção, vendo impacto positivo na resolução dos casos de Brumadinho e Mariana. Ele ressaltou a mudança significativa, com o Estado brasileiro agora identificando quem são os atingidos, em contraste com a Vale, BHP e Samarco, que anteriormente desempenhavam esse papel.

“Até agora, quem dizia quem eram os atingidos era a Vale, BHP, Samarco. Portanto, agora é o Estado brasileiro dizendo quem são os atingidos”, afirmou Joceli.

Devido ao veto presidencial, o plano nacional não abordará os desastres por rompimento de barragem em Brumadinho e Mariana, mas servirá como referência para negociações em situações de tragédias. Márcio Macêdo destacou que a aprovação e sanção da lei elevam o debate sobre as populações afetadas a um novo patamar de diálogo.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.