O suspeito de matar Andriy Parubiy, ex-presidente do Parlamento da Ucrânia, foi preso neste domingo (31), conforme divulgado pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O crime ocorreu no sábado (30), na cidade de Lviv, localizada a oeste do país.
Segundo Zelensky, que confirmou a informação pelas redes sociais, o suspeito, ainda não identificado, foi detido próximo a Khmelnytskyi. As autoridades ucranianas falam em crime premeditado.
“Eu falei com o Procurador-Geral Ruslan Kravchenko. Ele informou sobre os próximos passos processuais em relação ao suspeito pelo assassinato de Andriy Parubiy. O suspeito prestou um depoimento inicial. Ações investigativas urgentes estão em andamento para apurar todas as circunstâncias desse homicídio”, disse o presidente da Ucrânia.
Parubiy foi presidente do Parlamento ucraniano entre 2016 e 2019. Antes disso, em 2014, atuou como secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, período em que apoiou operações contra grupos separatistas pró-Rússia no leste do país.
Na esfera política, ele exercia o mandato de deputado pelo partido European Solidarity, liderado por Petro Poroshenko, um dos principais opositores do presidente Volodymyr Zelenski.