A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) lança, a partir desta semana, a campanha Julho da Identidade. A ação é resultado de um esforço do Instituto de Identificação para disponibilizar um maior número de vagas de agendamento online para a emissão da carteira de identidade.
O aumento das vagas se deve à ampliação de horários de atendimentos de postos de Identificação Biométrica (PIB), aliado ao uso da Unidade Técnica de Atendimento Móvel (Utam). Essa ação ocorrerá durante todo o mês de julho e os horários extras serão divulgados semanalmente. O agendamento deve ser feito neste link, escolhendo a opção que deseja: 1ª via ou 2ª via da carteira de identidade.
Confira o cronograma desta semana:
→ Segunda (3): o posto de identificação de Samambaia abre de forma extraordinária pela manhã, além do horário regular à tarde. Os postos da Asa Sul e Cruzeiro, que já atendem a população pela manhã e à tarde, vão estender o atendimento no turno da noite.
→ Terça (4): o posto do Guará terá horário extra pela manhã e os da Asa Sul e Cruzeiro, novamente estendem o horário com atendimento noturno. Nessa data, também será ampliado o atendimento do posto de Santa Maria com a Utam, no horário da tarde.
→ Quarta (5): os postos do Guará e Paranoá terão atendimento extra no período da manhã e haverá ampliação do atendimento no posto de Santa Maria com a Unidade Móvel da PCDF.
→ Quinta (6): o Posto de Identificação Biométrica do Guará abre novamente para vagas extras pela manhã e a Utam amplia o atendimento em Santa Maria na parte da tarde.
→ Sexta (7): o atendimento extraordinário acontece no posto do Paranoá, pela manhã.
A campanha também prevê atendimentos aos finais de semana. No domingo (9), estarão abertos os postos da Asa Sul, do Cruzeiro, de Planaltina, do Paranoá e de São Sebastião. Nesse dia, o posto do Paranoá vai receber o reforço da Utam, que tem capacidade para realizar até oito atendimentos simultaneamente. A liberação de vagas extras será monitorada diariamente pelo Instituto de Identificação para a avaliação da campanha.
Agendamento online
A PCDF orienta que, após realizar o agendamento online da identidade, o interessado compareça ao local no horário informado. A ausência provoca impedimento de novo agendamento no sistema por 30 dias e prejudica a oportunidade de atendimento de outra pessoa com a mesma demanda. Se não puder comparecer, cancele seu agendamento até seis horas antes do horário previsto para atendimento.
Quem tem identidade do Distrito Federal, expedida há menos de cinco anos, sem alteração de dados cadastrais, pode pedir a reimpressão diretamente no site da PCDF. Para este serviço, não é necessário agendamento.
(Com Agência Brasília)