GPS Brasília comscore

Polícia Civil desarticula quadrilha de traficantes que atuava na área nobre de Brasília

A Operação Cicuta cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão no Lago Norte, Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Sobradinho e Jardim Botânico

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu, nesta terça-feira (25), cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão em endereços do Lago Norte, Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Sobradinho e Jardim Botânico. A Operação Cicuta, deflagrada pela Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), desmontou uma organização criminosa voltada para ao tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e a difusão do plantio de cannabis (maconha). Os traficantes também cometearm crimes ambientais, já que sementes da planta foram introduzidas na flora sem as cautelas de praxe dos órgãos de fiscalização.

A investigação constatou que a quadrilha de traficantes se especializou no cultivo de clones de cannabis e na produção de haxixe. O grupo criminoso mantinha diversas plantações de maconha no DF e distribuía as sementes e drogas no Distrito Federal e em outras unidades da Federação, como Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás. O grupo também ensinava técnicas de produção, contando com plataformas digitais para a divulgação.

Os investigados, para ocultar as ações criminosas e ludibriar os órgãos de controle, usavam empresas e valiam-se de decisão judicial que permitia o cultivo para fins medicinais de plantas de cannabis. A difusão de sementes da planta para diferentes estados também permitiu ao grupo contar com grandes estruturas de plantio e produzir diferentes derivados, além de espécimes com grande teor de THC.

A quadrilha de traficantes fornecia diferentes derivados de maconha e formava outros grupos de produção de drogas e sementes de alto valor, utilizando-se de lavagem de dinheiro para ocultar a origem dos ganhos. Para isso, usavam pessoas jurídicas por eles administradas para a ocultação dos recursos provenientes do mercado ilícito desenvolvido. Quanto aos crimes ambientais, a disseminação de espécies exóticas pode comprometer o meio ambiente e o agronegócio, além de desrespeitar regras legais que disciplinam a produção e distribuição de sementes.

A organização de traficantes ainda desrespeitou a Justiça Federal, ao utilizá-la como subterfúgio para traficar drogas. Os imóveis utilizados para o cultivo de cannabis, pela Constituição Federal, devem ser expropriados (perdidos) para programas de habitação e reforma agrária. Os implicados podem ser, em virtude dos crimes cometidos, condenados até 50 anos de reclusão.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.