Polícia Civil combate grupos de pichadores em Brasília com operação especial

Entre os locais mais impactados estão a Ponte JK, igrejas na região do Sudoeste, viadutos, placas públicas e casas no Cruzeiro

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou nesta segunda-feira (2) a Operação Rabiscagem, uma ofensiva contra atos de vandalismo envolvendo pichações em patrimônios públicos e privados na capital federal.

Segundo a corporação, os alvos são integrantes de grupos organizados que, além de reincidentes, disputam territórios entre si, promovendo ações em locais históricos, prédios públicos, igrejas, placas de sinalização e até residências particulares, muitas delas pertencentes a idosos sem condições de arcar com os prejuízos.

As investigações duraram cerca de um ano e identificaram os principais responsáveis pelas pichações. De acordo com a PCDF, os envolvidos desrespeitam normas de convivência e atingem bens coletivos e religiosos, causando o que chamam de “intensa poluição visual”. O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 1 milhão por ano.

Entre os locais mais impactados estão a Ponte JK, igrejas na região do Sudoeste, viadutos, placas públicas e casas no Cruzeiro.

A operação é coordenada pela 3ª Delegacia de Polícia, que realizou nesta manhã o cumprimento de mandados judiciais. Até o momento, a corporação não revelou quantos suspeitos são investigados nem confirmou prisões.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI