GPS Brasília comscore

Polarização marca queda de Josué Gomes da presidência da Fiesp

Em outubro do ano passado, a obra do paisagista Burle Marx foi o centro de uma crise política dentro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Uma projeção colorida do terraço do antigo Ministério da Saúde e Educação, no Rio de Janeiro, idealizado pelo artista, exibida no prédio da Avenida Paulista foi confundida por integrantes da entidade com a bandeira do Brasil sendo coberta de vermelho. Na visão deles, era um sinal de que umas das principais organizações empresariais do Brasil poderia estar sob a influência do socialismo.

Também houve até quem confundisse o nome do artista com o de Karl Marx, um dos autores do Manifesto Comunista. A obra de Burle Marx só foi projetada no prédio da Fiesp por causa de uma exposição do artista na entidade.

O grau de tensão política envolvendo a obra de Burle Marx foi um dos capítulos da disputa na Fiesp entre empresários ligados a Jair Bolsonaro (PL) e os que são considerados mais próximos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A batalha mais recente dessa guerra interna ocorreu na segunda-feira, 16, com a assembleia que votou pela destituição do empresário Josué Gomes do comando da Fiesp. O executivo sempre foi visto como um nome bastante próximo ao de Lula. Ele é filho de José Alencar, morto em 2011, vice do petista nos seus dois primeiros mandatos. Ele foi convidado para ocupar o posto de ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mas recusou a proposta.

A Fiesp é a entidade patronal mais importante do País, e seus posicionamentos têm repercussão nacional e influência em pautas no Congresso. Em 2015, por exemplo, ainda presidida por Paulo Skaf, a entidade foi uma das principais vozes a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Não por acaso, no dia da assembleia, Josué chamou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para almoçar e dar uma demonstração de força.

A disputa política dentro da instituição começou a ficar evidente com o manifesto em favor da democracia, divulgado em julho do ano passado. Uma parte da entidade avaliou que a carta tinha como objetivo atingir Bolsonaro.

O apoio ao documento também marcou o rompimento definitivo entre Josué e Skaf – que ficou 18 anos no comando da entidade e que passou a estimular um movimento contra o seu sucessor. O ex-presidente da entidade declarou voto em Bolsonaro no segundo turno da eleição de 2022.

Na sua gestão, Skaf fortaleceu os sindicatos de menor porte. Esses grupos passaram a defender o afastamento de Josué alegando que ele se dedicava mais ao seu negócio e era pouco comprometido com os interesses setoriais. Foram realizadas três reuniões na casa de Skaf para construir a estratégia de tirar Josué do comando.

Procurados, Skaf e a Fiesp não se manifestaram.

**Defesa**

O jurista Miguel Reale Júnior – um dos advogados de Josué – afirmou que “não faltam” argumentos para que o executivo questione na Justiça a assembleia que votou por definir o seu futuro na entidade. “Argumentos não faltam. Pode-se requerer o reconhecimento da nulidade da assembleia por violação das normas dos estatutos, por ausência de acusação”, disse.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

Fotos inéditas contam a história da inauguração da capital federal

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.