GPS Brasília comscore

PMDF passará a usar câmeras corporais a partir do 2º semestre

A Polícia Militar do DF (PMDF) confirmou, nesta sexta-feira (23), que vai aderir ao uso de câmeras corporais em abordagens a partir do segundo semestre deste ano. A declaração ocorreu durante uma audiência pública na Câmara Legislativa para discutir a implementação do recurso defendido por entidades de direitos humanos. 

 

O debate foi proposto pelos deputados Fábio Félix (PSOL) e Max Maciel (PSOL) e contou com a participação de policiais, promotores, defensores públicos e representantes da sociedade civil.

 

O projeto de lei 2336/2021, de autoria do deputado Fábio Félix, que prevê a instalação das câmeras nos uniformes dos policiais civis e militares e em suas viaturas, foi o motivo da convocação da audiência pública. Segundo Félix, os objetivos do projeto são a produção de prova, a garantia de segurança na abordagem policial, a avaliação da abordagem policial, a verificação do uso da força e a preservação da incolumidade de pessoas e do patrimônio.

 

A inspiração para o projeto veio de uma iniciativa semelhante adotada no estado de São Paulo, onde a Polícia Militar já trabalha com as câmeras corporais. 

 

Lá, a diminuição da letalidade é de quase 80%. É claro que a PMDF tem outras características e já é uma polícia com letalidade bem menor do que a polícia de São Paulo. Mas o projeto também visa resolver outras questões, como a violência policial. Recebemos denúncias desse tipo de várias localidades, como Estrutural, Paranoá e Ceilândia. É um projeto que também responde a uma demanda popular”, observou Fábio Félix.

 

O deputado Max Maciel também destacou as vantagens da adoção das câmeras corporais para a sociedade como um todo. 

 

Com a câmera a população vai saber como se comportar numa abordagem policial. Ela vai possibilitar ao cidadão recorrer contra casos de violência policial e ao policial recorrer contra desacatos. Muitos jovens não conseguem recorrer, pois é a própria polícia que faz a apuração da denúncia. A polícia já carrega consigo a sua fé pública, enquanto o cidadão que sofre violência não tem nenhum instrumento para comprovar a ilicitude”, afirmou

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.