Um final de semana, 16 nações e pelo menos oito estrelas do tênis feminino. Esse é o resumo dos play-offs da Billie Jean King Cup, que serão disputados entre os dias 10 e 12 de novembro. Com todas as equipes anunciadas pelos seus capitães, será possível ver nas quadras a brasileira Beatriz Haddad Maia, a ucraniana Anhelina Kalinina, a holandesa Arantxa Rus, a britânica Katie Boulter, a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, a argentina Nadia Podoroska, a belga Greet Minnen e a colombiana Camila Osorio.
Para o morador de Brasília, é a chance de ver o quinteto brasileiro após 25 anos de ausência da competição na cidade. Organizada pela última vez na extinta Academia de Tênis, a disputa deste ano será entre Brasil e Coreia do Sul, na área externa da Arena BRB, nos dias 10 e 11 de novembro. A quadra de saibro já está sendo montada pela organização.
Roberta Burzagli, capitã do Time Brasil BRB de Tênis, convocou as mesmas jogadoras que enfrentaram a Alemanha, pelo Grupo Mundial. São elas Beatriz Haddad Maia, Laura Pigossi, Carol Alves e as duplistas Ingrid Gamarra Martins e Luisa Stefani. A Coreia do Sul, do capitão Kim Jungbae, virá com Sohyun Park, Yeonwoo Ku, Dayeon Back, Dabin Kim e Bo-Young Jeong.
Também nos dias 10 e 11 de novembro, Eslováquia e Argentina se enfrentam NTC Arena, em Bratislava. O capitão Matej Liptak chamou as eslovacas Anna Karolina Schmiedlova, Viktoria Hruncakova, Rebeca Sramkova, Renata Jamrichova e Tereza Mihalikova. A Argentina de Mercedes María Paz terá as tenistas Nadia Podoroska, Júlia Riera, Martina Taborda Capurro e Guilhermina Naya.
Outros dois confrontos serão em 10 e 11 de novembro. O primeiro reúne os times de Sérvia e Romênia, nas quadras de saibro do Sport Hall Ibar Kraljevo, na cidade de Kraljevo. A Sérvia de Dusan Vemic tem Olga Danilovic, Natalija Stevanovic, Lola Radivojevic, Mia Ristic e Aleksandra Krunic. A Romênia de Horia Tecau alinha Jaqueline Adina Cristian, Elena Gabriela Ruse, Irina Maria Bara, Alexia Anca Todoni e Mônica Niculescu.
Japão e Colômbia se enfrentam no Ariake Colosseum, em Tóquio. O capitão japonês Ai Sugiyama chamou Nao Hibino, Mai Hontama, Himeno Sakatsume, Ena Shibahara e Shuko Aoyama. A Colômbia da capitã Fabíola Zuluaga terá Camila Osório, Emiliana Arango, Maria Fernanda Herazo, Yuliana Lizarazo e Maria Paulina Perez.
Nos dias 11 e 12 de novembro serão disputados outros quatro confrontos. No Dôme de Charleroi, a Bélgica recebe a Hungria. O capitão belga Wim Fissette chamou Greet Minnen, Yanina Wickmayer, Sofia Costoulas, Alison Van Uytvanck e Kimberley Zimmermann. As húngaras, comandadas por Miklos Palagyi, são Anna Bondar, Dalma Galfi, Timea Babos, Fanny Stollar e Reka Luca Jani.
A Grã Bretanha enfrenta a Suécia na Copper Box Arena, em Londres, com Katie Boulter, Jodie Burrage, Harriet Dart e Heather Watson. A capitã é Anne Keothavong. As suecas comandadas por Johanna Larsson são Rebeca Peterson, Mirjam Bjorklund, Kajsa Rinaldo Persson, Caijsa Hennemann e Lisa Zaar.
A Ucrânia recebe a Holanda na SEB Arena, em Vilnius, na Lituânia, por conta da guerra em seu país. Mykhailo Filima convocou Anhelina Kalinina, Dayana Yastremska, Katarina Zavatska, Lyudmyla Kichenok e Nadiia Kichenok. A Holanda da capitã Elise Tamaela terá Arantxa Rus, Arianne Hartono, Suzan Lamens e Demi Schuurs.
Finalmente, nas quadras de saibro da Multiversum Schwechat, a Áustria recebe o México. A capitã Marion Maruska terá à disposição Sinja Kraus, Tamira Paszek, Tamara Kostic e Melanie Klaffner. As mexicanas Renata Zarazua, Fernanda Contreras Gomes, Juliana Olmos, Júlia Garcia Ruiz e Alejandra Cruz Granados serão comandadas por Agustín Moreno.
Regulamento dos playoffs
As oito eliminatórias serão disputadas em melhor de cinco partidas, com duas partidas de simples no primeiro dia, seguidas por duas partidas de simples e a partida de duplas no segundo dia. Todos os jogos são disputados em melhor de três sets, com possibilidade de tie-break.
Quem vencer os jogos dos play-offs garante vagas nas eliminatórias do Grupo Mundial da Billie Jean King Cup em abril de 2024. Já as oito equipes perdedoras vão disputar os eventos de seus continentes no Grupo I, também em abril.