Desde a última segunda-feira (11), uma força-tarefa organizada pela Administração do Plano Piloto executa serviços de limpeza em áreas públicas da região, com o objetivo de recolher folhas, galhos, entulhos e desobstruir manualmente bocas de lobo.
A operação tem como foco também o combate a possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação contou com a participação de 35 trabalhadores, além de dois caminhões e dois tratores, resultando na coleta de mais de 65 toneladas de resíduos, incluindo móveis, eletrodomésticos, entulhos e resíduo verde.
O administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, destacou a importância das ações de limpeza devido às chuvas mais intensas. Segundo ele, a colaboração da população é fundamental para manter a região limpa e evitar o descarte inadequado de resíduos.
“Estamos diariamente realizando a limpeza de áreas públicas, além das bocas de lobo, com atenção ao recolhimento de lixo e entulho em terrenos públicos para combater possíveis focos da dengue”, afirmou Olímpio.
Combate ao Aedes aegypti
As ações de combate à dengue visam eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Entre as medidas recomendadas estão colocar telas em portas e janelas, descartar objetos em desuso, manter quintais limpos e eliminar recipientes que possam acumular água parada. Outras orientações incluem tirar a água dos pratos de plantas, tampar tonéis, caixas d’água e qualquer recipiente que possa servir de foco para o mosquito.
Ações executadas:
- Limpeza e coleta de resíduo verde nas quadras 106, 706, 707, 906, 907, 408, 409, 410, 515, 716, 916 e W3 Sul;
- Limpeza e coleta de resíduo verde nas quadras 212, 412, 303, 304, 411 e W2 Norte;
- Limpeza e coleta de inservíveis nas quadras 210 e L2 Sul;
- Manutenção e zeladoria na quadra 307 Norte;
- Manutenção e limpeza de bocas de lobo nas quadras 106, 715, 716 e W3 Sul;
- Retirada de entulho nas Vilas Planalto, Telebrasília e Noroeste.