O planejamento é uma forma de **comprometimento** com a nossa própria história. Algumas pessoas não gostam de planejar devido a **impermanência** da vida que, muitas vezes, _altera nossos planos_. Mas, planejar é uma forma de **escolher onde se quer chegar** ou como se deseja viver. Eu gosto de dizer que esse processo é uma maneira de não perder o desejo de seguir, mesmo quando as situações alteram nossos caminhos.
**Planejar** a nossa jornada é uma ação que nos ajuda a **dar sentido** à existência. Pois a vida do ser humano precisa desse sentido, _mesmo diante das contradições, da finitude e da impermanência_. Sem ele, caminhamos perdidos, sem rumo. Então, o **propósito** de existir é questionado e caímos num **abismo** sem fim, culpando pessoas e situações por não conseguirmos dar sentido à nossa própria vida.
Todo começo de ano é um tempo para pensar sobre o que podemos fazer. Que atitudes, diferentes do que estamos acostumados, podem começar a participar da nossa vida? Como podemos agir para sair do mais do mesmo? Gostamos de admirar _quem faz_, mas chegou a hora de começarmos a fazer o que acreditamos que pode **contribuir** para nós mesmos e para o bem-estar dos que estão ao nosso redor. Infelizmente, muitas pessoas criticam quem está fazendo algo que tenha significado na vida. _Por não encontrarem um propósito_, desmerecem quem encontrou e seguiu seu caminho.
Aproveite este tempo para **planejar** o que você pretende com sua própria vida. O que faz com que ela tenha _sentido_ para você? O que você poderia fazer que seria um **desafio** para o seu crescimento? O que você pode começar que vai te transformar? De que forma você pode se conectar com mais _honestidade_ com você mesmo? Como você pode diminuir a preocupação com os outros e cuidar mais da sua vida? De que maneira você pode aprender mais sobre o mundo, as relações, a vida e desenvolver sua trajetória com mais significado? Planeje para caminhar nas trilhas que fazem sentido para você!
**_Boa semana!_**