O deputado distrital **Chico Vigilante** (PT) garantiu, nesta segunda-feira (6/2), que o Palácio do Planalto não tentou impedir a realização da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa que vai **investigar os atos antidemocráticos** ocorridos em Brasília, tanto em 12 dezembro quanto em 8 de janeiro.
A teoria tem sido ventilada nos gabinetes de deputados distritais como justificativa para a demora da instalação dos trabalhos locais.
Um dos mais próximos do presidente **Luiz Inácio Lula da Silva** (PT), Chico afirmou que não houve interferência do governo federal, como tem ocorrido no Senado, que já colheu assinaturas suficientes, mas não há andamento no processo de instalação .
“_O Planalto nunca nos procurou para tratar sobre a CPI da Câmara Legislativa, muito pelo contrário. O palácio não está preocupado com essas investigações_”, disse à coluna.
Durante a conversa, Vigilante reforçou a investida para ocupar um dos dois cargos mais importantes da CPI. O petista mira na relatoria, mas a maior possibilidade é que governistas cedam a presidência.
“_Em alguma das duas, eu vou estar, porque se não, estou fora. Meu objetivo é a relatoria. Se me oferecerem a presidência, vou analisar_”, disse.