PIX por aproximação: DF e SP são os primeiros a testarem avanço

Novidade: pagamento por aproximação com pix. | Foto: Freepik

O Banco do Brasil, em parceria com a Cielo, lança o Pix por aproximação, a partir desta sexta-feira (11). A solução entra em teste para alguns correntistas do banco que poderão realizar compras com o Pix apenas aproximando o celular da maquininha, em estabelecimentos comerciais previamente habilitados para essa ação, em Brasília e em São Paulo. A previsão de implementação do Pix por aproximação para os demais estados é a partir de fevereiro de 2025. 

Para pagamentos de até R$ 200, após conferir o valor na maquininha, os clientes precisam abrir o App BB, clicar em “Pix por aproximação” e realizar a autenticação biométrica ou digitar a senha de login do App. Para finalizar o pagamento, leva poucos segundos. Basta aproximar o celular da maquininha Cielo, assim como já é feito com wallets e cartões físicos. Em caso de pagamentos de valor superior a R$ 200, a diferença é a necessidade de digitação adicional da senha transacional, a mesma já utilizada na realização do Pix tradicional.

Segundo o banco, para garantir a segurança da transação, os pagamentos por aproximação também contam com uma camada de segurança e mecanismos antifraude. 

Relacionados.

Copom alerta para prolongamento do ciclo de alta da Selic

Pesquisa da CNI aponta queda na confiança dos empresários industriais

Vendas no comércio crescem 0,5% em setembro e igualam patamar recorde