A **Pinacoteca do Estado**, em São Paulo, vai ganhar um novo museu. O complexo já conta com dois prédios: a **Pina Luz** e a **Pina Estação**. O novo espaço ganhou o nome de **Pinacoteca Contemporânea** e vai abrir as portas em **25 de janeiro de 2023**. Com a inauguração, o público vai receber duas grandes exposições. Uma mostra individual traz a arte da sul-coreana **Haegue Yang** e a outra, que é coletiva, reúne o acervo dos museus.
Primeira sul-coreana a expor na Pinacoteca, **Haegue Yang** tem 51 anos e é formada em **Seul**, capital do país. Ela irá apresentar uma grande instalação com trabalhos esculpidos em persianas industriais, penduradas ao teto e combinadas a outras peças tridimensionais. A artista é conhecida por combinar diferentes ferramentas e provocar **sensações de estranhamento** no espectador.
Mostras de outros artistas já são esperadas para o próximo ano. A **Pinacoteca Contemporânea** irá receber o **brasiliense Antonio Obá**, que nasceu em **Ceilândia**. Ele explora questões raciais e religiosas em suas obras, sua exposição está prevista para junho. A chinesa **Cao Fei** também é aguardada para setembro de 2023. Ela explora a juventude da China por meio da **arte digital**, principalmente.
A construção do novo edifício vai de encontro ao **Projeto Luz**, que tem o objetivo de integrar os museus da redondeza: a **Pinacoteca**, o **Museu de Arte Sacra** e o **Museu da Língua Portuguesa**. O prédio da **Pinacoteca Contemporânea** será construído de forma que o espaço fique totalmente aberto em direção ao **Parque Luz**.