GPS Brasília comscore

PGR pede prisão do atual comandante da PMDF por omissão no 8 de janeiro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, na última quinta-feira (16/8), uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, também, pediu a prisão de integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), incluindo o atual comandante-geral, coronel Klepter Rosa Gonçalves, e o ex-comandante da corporação, coronel Fábio Augusto Vieira. 

 

Ambos estão no centro da controvérsia que envolve os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro. As informações são da coluna Grande Angular, do Metrópoles.

 

A denúncia, que tem como base a acusação de omissão, foi apresentada pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos. De acordo com a reportagem, os sete oficiais que compunham a cúpula da PMDF à época dos eventos poderiam ter agido para evitar a invasão das sedes dos Três Poderes, que ocorreu durante os protestos de 8 de janeiro. 

 

O pedido de prisão preventiva foi incluído na denúncia, alegando que tal medida é necessária para garantir a integridade do processo.

 

O ministro Alexandre de Moraes, que é relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal, vai analisar a denúncia e determinar se ela será aceita nas próximas horas. 

 

Caso a denúncia seja recebida por Moraes, os oficiais da PMDF passarão à condição de réus e poderão ser responsabilizados por diversos crimes, incluindo abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e violação dos deveres impostos pela lei.

 

Além deles, também foram incluídos na denúncia:

 

– Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto: ex-comandante do Departamento de Operações em 8 de janeiro, que se afastou do cargo em 3 de janeiro;

 

– Coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra: substituiu Naime no comando do Departamento de Operações durante os eventos em 8 de janeiro;

 

– Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues: chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF no dia dos atos;

 

– Major Flávio Silvestre de Alencar: atuou durante os protestos em janeiro;

 

– Tenente Rafael Pereira Martins: também teve envolvimento no dia 8 de janeiro, de acordo com a PGR.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.