GPS Brasília comscore

PGR pede condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente é apontado como líder da trama golpista para mantê-lo no Poder

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou, na noite desta segunda-feira (14), pedido pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados por suposto envolvimento em trama golpista para mantê-lo no Poder após a derrota nas eleições de 2022. Bolsonaro é apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como líder de organização criminosa acusada de orquestrar a tentativa de golpe de Estado. 

No pedido, Gonet defende que Bolsonaro e aliados cometeram os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; participação em organização criminosa armada; dano qualificado; e deterioração de patrimônio tombado (confira mais abaixo). 

Além do ex-presidente, o titular da Procuradoria-Geral da República (PGR) pede a condenação de Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro do GSI; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro.

Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno e Braga Netto foram denunciados por participação em organização criminosa armada. A PGR também pede a condenação do ex-diretor da Abin, o ex-ministro da Justiça, o ex-comandante da Marinha e o ex-ministro da Defesa por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Garnier, Torres e Braga Netto ainda foram enquadrados por dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Sobre Mauro Cid, delator do inquérito, Gonet reconhece, nas alegações finais, que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro ajudou a esclarecer o funcionamento e estrutura da organização criminosa. No entanto, o procurador-geral afirma que o militar cometeu omissões relevantes. Por isso, a PGR pede a redução de um terço da pena, mas sem possibilidade de perdão judicial.

Alegações finais

O pedido foi entregue no prazo estipulado para a PGR fazer as chamadas alegações finais do caso, no âmbito de inquérito instaurado no Supremo Tribunal Federal (STF). A etapa é a a última antes do julgamento de uma ação ou inquérito. A manifestação serve como subsídio para que os ministros do STF formem seu voto e decidam o desfecho da ação.

Horas antes da PGR tornar pública as suas considerações, Bolsonaro foi às redes sociais dizer que “o sistema nunca quis apenas me tirar do caminho”, mas sim o destruir por completo, inclusive fisicamente. 

Segundo Bolsonaro, o suposto objetivo de seu afastamento político seria alcançar o cidadão comum, sua liberdade, sua fé, sua família e sua forma de pensar. “O que acontece nos países vizinhos e suas ligações com o atual governo refletem perfeitamente o que poderá ser do Brasil num futuro muito breve, com a destruição não só do Ocidente, mas principalmente de sua cultura”, escreve.

Jair Bolsonaro diz ainda que ele é “o principal obstáculo entre eles e o que realmente desejam: o controle absoluto sobre a sua vida”, acusando seus opositores de mentir, censurar, prender, distorcer e caluniar usando a democracia como narrativa. “Mas qual democracia permite apenas um lado falar, pensar e existir?”, questiona.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Coordenação da ABE reforça protagonismo dos vinhos e espumantes brasileiros …

Pesquisa revelou que 47% dos homens se achavam bonitos, 44% …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.