GPS Brasília comscore

PGR pede ao STF arquivamento de inquérito contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

Posicionamento aponta ausência de elementos para responsabilização do ex-presidente no caso

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou, nesta quinta-feira (27), o arquivamento do inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso que apura a inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. A manifestação foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá se acata ou não o posicionamento.

No documento, Gonet argumenta que não há elementos suficientes que justifiquem a responsabilização criminal de Bolsonaro e do deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ). “Diante da ausência de elementos que justifiquem a responsabilização de Jair Messias Bolsonaro e Gutemberg Reis de Oliveira pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informações (art. 313-A do Código Penal), promovo o arquivamento do inquérito no que tange a esses dois investigados”, afirmou.

Apesar da decisão favorável ao ex-presidente, o mesmo entendimento não se aplica a outros envolvidos no caso. As investigações sobre Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e sua esposa, Gabriela Cid, serão encaminhadas às instâncias inferiores, uma vez que eles não possuem foro privilegiado. O STF só mantém jurisdição sobre autoridades com prerrogativa de foro, como o ex-presidente e parlamentares em exercício.

A decisão da PGR ocorre após a Polícia Federal (PF) indiciar Bolsonaro, em março deste ano, por associação criminosa e inserção de dados falsos no sistema público. Na época, o relatório da PF apontava indícios de adulteração na carteira de vacinação do ex-presidente e de membros próximos a ele.

O arquivamento do inquérito sobre a falsificação da carteira de vacinação acontece em meio a outro processo que envolve o ex-presidente. Bolsonaro já é réu em ação no STF por suspeita de envolvimento em uma suposta trama golpista para reverter o resultado das eleições presidenciais de 2022.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

De criança que não conhecia as escolas de samba a …

A convite da Pandora, nossa equipe mergulhou na energia da …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI