GPS Brasília comscore

PGR denuncia empresário por financiar atos golpistas

Na quinta-feira (14), a Procuradoria-Geral da República (PGR) formalizou denúncia contra o primeiro suspeito de financiar os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.

Residente em Londrina, no Paraná, o indivíduo é acusado de ter fretado quatro ônibus por R$ 59,2 mil para transportar bolsonaristas até Brasília. Segundo a PGR, ele também teria colaborado na organização da viagem e na mobilização de manifestantes e doações, com sua identidade preservada.

A denúncia imputa ao acusado cinco crimes:

-Associação criminosa armada;

-Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

-Golpe de Estado;

-Dano qualificado pela violência e grave ameaça, com uso de substância inflamável, contra o patrimônio da União e prejuízo considerável para a vítima;

-Deterioração de patrimônio tombado.

Em caso de condenação, ele pode enfrentar uma pena de até 30 anos de reclusão.

O documento acusatório, encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), é assinado pelo subprocurador Carlos Frederico dos Santos, responsável pela coordenação das investigações dos atos golpistas.

O acusado teria participado ativamente de discussões golpistas em aplicativos de mensagens, mantendo, conforme a denúncia, uma lista de transmissão para disseminar publicações antidemocráticas.

“A intenção era incitar a população e as Forças Armadas a não apenas contestar o resultado das eleições de 2022, mas também destituir o presidente eleito”, afirma a PGR.

Uma das mensagens recuperadas pelos investigadores revela que os ônibus partiriam de Londrina em 6 de janeiro para a “tomada” do Congresso Nacional.

Um dos passageiros notáveis foi Orlando Ribeiro Júnior, preso em flagrante no Palácio do Planalto e condenado a três anos de prisão. Outro extremista, detido nas proximidades do Quartel General do Exército, em Brasília, também integrou o grupo.

Até o momento, a PGR já denunciou 1.413 pessoas, distribuídas entre 1.156 instigadores, 248 executores, oito agentes públicos e o financiador.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.