Categories: Justiça

PGR entra com ação no STF e diz que emendas Pix são inconstitucionais

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, protocolou nessa quarta-feira (7) uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para declarar a inconstitucionalidade das chamadas emendas Pix.

As emendas foram criadas por meio da Emenda Constitucional 105, de 2019, que permite que deputados e senadores destinem emendas individuais ao Orçamento da União por meio de transferências especiais. Pela medida, os repasses não precisam de indicação de programas e celebração de convênios.

“A transferência especial de recursos federais por meio de emendas impositivas reduz o papel da vontade do Poder Executivo na operacionalização do sistema orçamentário. Impõe-se, mais, que tolere a entrega de verba a outro ente da federação de modo direto, prescindindo de prévia celebração pelo mesmo Executivo federal de convênio, acordo, ajuste ou instrumento congênere”, afirmou o procurador.

Para Gonet, a emenda constitucional também retira a competência do Tribunal de Contas da União (TCU) para fiscalização dos recursos e a possibilidade de transparência e rastreabilidade do dinheiro público.

“A propositura, aprovação e execução dessas emendas devem estar compassadas pelos parâmetros inspiradores dos deveres de transparência com máxima publicidade de informações. Essas informações devem ser, invariavelmente, completas, precisas, claras e fidedignas, para, dessa forma, viabilizar o controle social e a atuação efetiva dos órgãos de fiscalização”, completou.

No documento, a PGR cita dados da Associação Contas Abertas. Segundo a entidade, deputados e senadores destinaram R$ 6,7 bilhões em “emendas Pix” em 2023.

A ação será relatada pelo ministro Flávio Dino. No dia 1° de agosto, Dino decidiu que esse tipo de emenda deve seguir critérios de transparência e de rastreabilidade. Pela mesma decisão, a Controladoria-Geral da União (CGU) deverá realizar uma auditoria nos repasses no prazo de 90 dias.

Agência Brasil

Posts Recentes

É Assim Que Acaba: a história real de Colleen Hoover que deu origem à obra

Após a conclusão de É Assim Que Acaba, Hoover revelou que o livro é inspirado…

2 minutos ago

Venâncio Shopping consolida Polo Gastronômico em Brasília

Espaço reúne oito operações entre restaurantes de grife e cafés no centro da cidade

21 minutos ago

Em noite de tango, Iguatemi Brasília celebra vinte anos de Pobre Juan

Desde sua inauguração, em 2004, na Vila Olímpia, Pobre Juan se tornou referência em parrilla…

1 hora ago

Brasília Restaurant Week: saiba quais casas estão participando do evento

Em sua 30º edição o festival gastronômico reúne mais de 150 restaurantes na capital, com…

2 horas ago

Atletismo: desclassificação no revezamento 4x100m e final no lançamento de dardos

Às 15h35 desta quinta-feira (8), Luiz Maurício disputa medalha para o Brasil

3 horas ago

Cine Brasília recebe estreia de filme com Matheus Nachtergaele

Programação conta com vencedor de premiações internacionais, e documentário sobre ameaças ao povo indígena na…

3 horas ago