A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu parecer favorável para que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorize o retorno do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), ao comando do Palácio do Buriti.
O emedebista está afastado do governo desde 9 de janeiro, um dia após as depredações registradas por bolsonaristas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O Ministério Público Federal entendeu que, após todo o período contabilizado, não haveria mais razões para manter Ibaneis Rocha afastado do cargo.
A decisão inicial foi do ministro Alexandre de Moraes, do STF, mas foi referendada pela maioria dos magistrados da Suprema Corte.
No posicionamento, a PGR sustenta que as provas colhidas pelas investigações não podem impedir o retorno do governador ao cargo. Além disso, os integrantes do MP acreditam que a volta do emedebista ao cargo para o qual foi eleito não ameaça a obstrução das investigações que estão em andamento e, tampouco, coloque em xeque a ordem pública na capital federal.
Juristas ouvidos pela coluna acreditam que, após a manifestação da PGR, o retorno de Ibaneis Rocha ao Palácio do Buriti possa estar próximo. O palpite é que, até a próxima semana, o titular do governo local retome sua liderança junto ao Executivo do Distrito Federal.