Categories: Justiça

PGR aprova condenação de Marco Feliciano pelo STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um posicionamento em defesa da manutenção da condenação do deputado Marco Feliciano (PL-SP) por promover a discriminação da comunidade LGBTQIA+. O parlamentar recebeu uma sentença da Justiça de São Paulo, condenando-o ao pagamento de uma multa de R$ 100 mil por danos morais coletivos à ONG Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual.

O caso originou-se a partir de declarações de Marco Feliciano sobre uma performance da artista Viviany Beleboni, uma mulher transgênero que simulou a figura de Jesus Cristo na cruz durante a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo em 2015. À época, o deputado classificou o evento como “blasfêmia” em publicações nas redes sociais.

Em maio do ano passado, a Justiça bloqueou R$ 254 mil do deputado para assegurar o cumprimento da indenização, motivando o recurso de Marco Feliciano ao STF na tentativa de anular tal decisão. O parlamentar argumentou que a Justiça paulista não considerou o entendimento do Supremo acerca do direito ao proselitismo religioso e à liberdade de expressão.

A PGR rejeitou essa justificativa, alegando que as publicações que resultaram na condenação do deputado podem incitar a discriminação contra pessoas LGBTQIA+, visto que abordam a “responsabilidade decorrente da veiculação de informações capazes de incentivar o discurso de ódio e a intolerância sem a diligência necessária por aquele que delas faz uso”.

“A liberdade religiosa não ostenta caráter absoluto e deve ser exercitada de acordo com a delimitação constitucional, segundo o princípio da convivência das liberdades públicas”, destacou o subprocurador-geral Luiz Augusto Santos Lima em sua recomendação ao ministro relator do caso Nunes Marques.

Em nota, Marco Feliciano avaliou o parecer da PGR como “uma peça meramente opinativa, que não enfrentou o mérito do processo e, além disso, que não vincula o julgamento da questão pelo STF”.

Henrique Neri

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário de Brasília (CEUB), atua como estagiário, cobrindo diversas áreas do GPS

Posts Recentes

Moraes mantém prisão de Fátima de Tubarão por ataques aos Três Poderes

Ré, Maria de Fátima ficou conhecida por aparecer em vídeos xingando o STF

7 minutos ago

Trânsito caótico é registrado no início da reforma do Buraco do Tatu

Interdição do viaduto começou no domingo (30) e vai até o dia 31 de julho

28 minutos ago

Zambelli chama Benedita de “Chica da Silva” e reclama por não discursar no G-20

Deputada é coordenadora da bancada feminina da Câmara e foi escolhida para discursar na abertura…

43 minutos ago

Emendas tentaram barrar, sem sucesso, mudanças desastrosas no PPCub

Deputado Gabriel Magno (PT) foi um dos que tentaram impedir atrocidades em Brasília

52 minutos ago

Grupo terapêutico online para artistas e profissionais da cultura inicia nesta semana

Encontros semanais visam promover o cuidado com a saúde mental e emocional de quem atua…

1 hora ago

Residencial Parque Alvorada é destaque na Quadra 500 do Sudoeste

Empreendimento moderno da Base Incorporações está pronto e conta com apartamentos de 4 suítes

4 horas ago