GPS Brasília comscore

PFW: Christian Dior e Saint Laurent

Christian Dior explorando o significado do tecido e Saint Laurent fazendo referência ao seu fundador na PFW
Christian Dior primavera-verão 2025 ready-to-wear | (Foto: cortesia)

Compartilhe:

A Paris Fashion Week (PFW) é a última semana de moda do calendário. A cidade é a mais aguardada, com desfiles e apresentações de algumas das marcas mais famosas do mundo, revelando o que veremos nas ruas e nas lojas na próxima temporada primavera-verão.

A Paris Fashion Week  ocorre até a próxima terça-feira (1º de outubro).

Confira os destaques da PFW dessa terça-feira (24)!

A coleção ready-to-wear de primavera-verão 2025 da Dior, assinada por Maria Grazia Chiuri, tem como inspiração o significado da própria peça de roupa. Seu objetivo é retornar às raízes da moda, destacando a conexão entre corpo e vestuário, intenção e função.

Chiuri revisitou cortes de arquivo, especialmente o vestido Amazone da coleção outono-inverno 1951-1952 de Christian Dior, celebrando a força e autonomia da figura feminina que o inspirou.

A coleção destaca o contraste entre preto e branco através de designs gráficos, com padrões xadrez e linhas que prolongam o logo Miss Dior. Camisas brancas são combinadas com saias, calças e vestidos pretos, enquanto jaquetas bomber vermelhas trazem um toque ousado.

Bordados em forma de borboletas e franjas, além de detalhes metálicos brilhantes, enriquecem os designs. Tecidos de jersey aparecem em vestidos de noite e camisas de inspiração esportiva.

O espírito Olímpico e Paralímpico de Paris 2024 também serve como referência para a coleção, promovendo igualdade de gênero e fortalecimento físico. A artista SAGG Napoli realizou uma performance de arco e flecha na passarela, personificando a feminilidade e força modernas.

Anthony Vaccarello abriu o desfile de primavera-verão 2025 da Saint Laurent com ombros largos e silhuetas estruturadas, marcando o retorno de Bella Hadid às passarelas após uma pausa de dois anos.

O desfile da Saint Laurent apresentou alfaiataria bem definida com jaquetas de abotoamento duplo e calças pantalona. Vaccarello se inspirou em uma entrevista em que Yves Saint Laurent descrevia sua mulher ideal como um reflexo de si mesmo.

Os looks foram complementados por acessórios como gravatas largas, óculos que remetem aos usados pelo próprio Yves Saint Laurent, sapatos com joias e braceletes dourados. A coleção transicionou para trajes de noite, com tecidos vibrantes adornados e peças de renda em cores ousadas como fúcsia, azul e amarelo, combinados com blazers estruturados e blusas delicadas.