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PFW: Chanel, Miu Miu e Coperni

O último dia de Paris Fashion Week (PFW) ocorreu nessa terça-feira (1º). O evento, que começou no dia 23 de setembro, reuniu fashionistas de diferentes partes do mundo e mais de 65 desfiles de primavera-verão 2025 ready-to-wear em toda a cidade francesa.

Confira os destaques do último dia de PFW!

A primeira marca a se apresentar no nono dia de desfiles da PFW foi a Chanel. A passarela foi montada ao redor de uma gaiola de pássaros, inspirada em uma das peças decorativas de Gabrielle Chanel, representando a liberdade e um convite para alçar novos voos.

A maison (que continua sem diretor criativo após a saída de Virginie Viard) trouxe 77 looks com a pura essência Chanel: listras em preto e branco, ternos de tweed em tons pastel e meias de renda. Os detalhes incluíam laços, penas, paetês e bordados.

As silhuetas variaram entre macacões utilitários, conjuntos de couro, capas fluidas de chiffon e trench coats estruturados com estampas de penas coloridas. As modelos também desfilaram com saias franzidas, jeans com aplicações de cristais, cintura marcada por cintos e delicadas flores em tonalidades de amarelo, verde, rosa e azul bebê.

Outro desfile que foi destaque do último dia de PFW foi o da Miu Miu. Inititulada “Salt Looks Like Sugar” (ou “Sal Parece Açúcar”, em português), a coleção primavera-verão 2025 da Miu Miu, assinada por Miuccia Prada, faz referência à simplicidade e à autenticidade do vestuário.

Com inspiração na infância, as peças incluem vestidos de algodão branco e roupas utilitárias reinventadas. Em colaboração com a Petit Bateau, a marca reimagina itens clássicos, como chemisettes e camisetas, que ganham novas proporções e formas.

Os vestidos são desestruturados e dobrados ao redor do corpo, enquanto suéteres são amarrados como tops e camisas são torcidas, propondo uma desconstrução dos padrões tradicionais. A coleção traz um equilíbrio entre a inocência e a sofisticação, com toques de glamour.

Um dos desfiles mais aguardados de toda a PFW foi o da Coperni. A localização foi o maior motivo: nada mais, nada menos que o parque da Disney em Paris. A marca comandada por Sebastien Meyer e Arnaud Valliant trouxe uma coleção de primavera-verão 2025 ready-to-wear que celebra a juventude, a nostalgia e a imaginação, revisitando elementos da infância e da herança cultural da Disney. Coperni se tornou a primeira marca de moda a realizar um desfile na Disneyland Paris, trazendo para a passarela peças inspiradas em personagens icônicos e contos de fadas.

Dividida em três atos, a coleção explora diferentes áreas da juventude e dos contos clássicos:

Ato 1: Tribos do Parque – Uma homenagem à leveza dos primeiros anos, com elementos vitorianos, borboletas em organza e camisetas vintage da Disney mescladas a estilos modernos. Temas aquáticos e prints de personagens remetem à nostalgia e ao espírito aventureiro.

Ato 2: Os Vilões – Looks monocromáticos e estruturados que evocam força e transgressão. Inspirados em figuras antagônicas como Malévola e a Rainha Má, essas peças representam os obstáculos e desafios da vida.

Ato 3: A Transformação das Princesas – Vestidos e silhuetas clássicas se metamorfoseiam, evocando a transformação de meninas inocentes em mulheres poderosas. Flores tornam-se elementos “biônicos” e vestidos lembram borboletas emergindo de casulos, simbolizando a força feminina renascida.

Com símbolos como a maçã de Branca de Neve e a rosa encantada de A Bela e a Fera, a coleção combina nostalgia com um olhar contemporâneo, celebrando a capacidade humana de sonhar e reimaginar o passado em um contexto moderno.

Beatriz Lima Leal

Jornalista graduada pela Universidade de Brasília (UnB), atua como repórter de moda e lifestyle e é responsável pela coluna Flay Leite.

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