GPS Brasília comscore

Polícia Federal quer policiais dentro da casa de Bolsonaro para evitar fuga

Pedido foi feito pela corporação ao ministro Alexandre de Moraes, do STF

Além do reforço no policiamento ostensivo, a Polícia Federal (PF) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para que agentes policiais permaneçam no interior da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a corporação, a medida visa garantir o cumprimento da prisão domiciliar e evitar uma eventual fuga.

Mais cedo, Moraes determinou que a segurança ao redor da casa do ex-mandatário do País, localizada em condomínio de luxo do Jardim Botânico (foto em destaque), em Brasília (DF), fosse reforçada com o acompanhamento pela Polícia Penal do Distrito Federal em tempo integral. O ministro afirma que caberá à força de segurança do DF decidir sobre a utilização ou não de fardas e armamentos.

A ampliação das medidas de segurança no entorno do imóvel de Bolsonaro atende a um pedido da Polícia Federal e concorda com a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) — ambos identificaram haver risco de fuga do ex-presidente. 

O pedido foi apresentado pela PF em ofício assinado pelo diretor-geral Andrei Rodrigues, após solicitação do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). No documento, a corporação defende vigilância ostensiva e discreta no entorno da residência de Bolsonaro, além de checagens regulares no sistema de monitoramento eletrônico.

A PF fala em indícios de que o ex-presidente poderia tentar escapar para a Embaixada dos Estados Unidos, a poucos minutos de sua casa, para solicitar asilo político — cenário que poderia inviabilizar o cumprimento das medidas judiciais.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, com uso de tornozeleira eletrônica. O ex-presidente só pode receber familiares e advogados sem prévia autorização judicial. A decisão de Moraes foi tomada no processo que apura a suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI