A Polícia Federal (PF) prendeu, na noite desta quarta-feira (27), Rosana Marcial Gomes, condenada a 13 anos e 6 meses de prisão por envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023. A prisão ocorreu no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG).
Segundo a PF, Rosana foi detida pela imigração durante desembarque de voo fretado pelo governo dos Estados Unidos com deportados brasileiros.
Ela passou por exame de corpo de delito e, posteriormente, foi encaminhada ao Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em BH, onde permanece à disposição da Justiça.
Presa em flagrante
Rosana já havia sido presa em flagrante no dia da invasão às sede dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.
Ela teve a prisão preventiva decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que também solicitou a inclusão de seu nome na lista vermelha da Interpol e fixou 100 dias-multa e do pagamento solidário de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.
A defesa de Rosana argumenta que a condenada não participou de atos violentos e que sua participação nos atos foi pacífica. Além disso, alegam ausência de provas para a condenação por crimes de golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.